INVESTIGACIÓN ACCIÓN-PARTICIPATIVA, COPRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL. LA EXPERIENCIA DEL IGOP-UAB JUNTO A LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE NOU BARRIS, BARCELONA

Auteurs-es

  • E Morales
  • J Server
  • L Ealo
  • K Gianarro
  • C Hernández
  • M Ossa
  • L González
  • M Pérez

DOI :

https://doi.org/10.22409/g4adr423

Mots-clés :

Pesquisa-Ação Participativa, conscientização, empoderamento, educação popular, ação comunitária

Résumé

Em 2013, uma equipa de investigadores do IGOP-UAB apresentou o seu trabalho sobre segregação
urbana e inovação social aos alunos da escola pública Mestre Morera, no bairro Ciudad Meridiana,
em Barcelona. A capacidade de ligação e reflexão das crianças foi tal que se decidiu criar um grupo
de investigação misto entre estudantes escolares e universitários para promover o PAR desde a
escola.
Atualmente, 10 anos depois, mais de 500 alunos de 8 escolas já passaram pela experiência. Os
aprendizados e os impactos têm sido muitos, entre alunos, professores e vizinhança: conscientização
da realidade social, empoderamento, organização coletiva, vinculação escola e bairro, entre outros.
Neste artigo, a partir de uma abordagem aos princípios metodológicos e valores da proposta, leva-
nos ao presente para analisar a experiência realizada em 2024 na escola El Turó, Turó de la Peira em
Barcelona, o chaves para sua replicabilidade e transferência em outros contextos educacionais, bem
como os impactos nos alunos.

Téléchargements

Publié

2025-05-16

Comment citer

INVESTIGACIÓN ACCIÓN-PARTICIPATIVA, COPRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL. LA EXPERIENCIA DEL IGOP-UAB JUNTO A LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE NOU BARRIS, BARCELONA. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/g4adr423. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/67862. Acesso em: 5 déc. 2025.