A URGÊNCIA DE NOS RELANÇARMOS NOS ESPAÇOS DE PIERRE FURTER
DOI:
https://doi.org/10.22409/y2gt6780Palabras clave:
Educação Permanente, Educação de Adultos, espaços de FormaçãoResumen
Procura-se, neste artigo retomar alguns conceitos importantes no campo da Educação Permanente, da
Educação de Adultos, da necessária “revolução” Escolar, da Animação Sociocultural e
Socioeducativa. Conceitos esses necessários também, não apenas na formação dos indivíduos, mas
alargando-os ao desenvolvimento das comunidades, sobretudo locais, em que se inserem.
Sabendo-se como a linguagem e o pensamento se cruzam evolutivamente1 procura-se lançar um
debate em que o conhecimento criado/desenvolvido por Pierre Furter, a partir dos conceitos de
Espaços de Formação, Educogenia e Educação Difusa, poderão contribuir para a compreensão dos
campos educativos menorizados e mesmo menosprezados pelos sistemas políticos e sociais
hegemónicos.