Vol. 14 No. 1 (2022): Caminhos Investigativos da Pedagogia Social: cartografias pedagógico-sociais

					Afficher Vol. 14 No. 1 (2022): Caminhos Investigativos da Pedagogia Social: cartografias pedagógico-sociais

EDITORIAL RPS XIV

Bem-vindos ao décimo quarto número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense, CAMINHOS INVESTIGATIVOS: cartografias pedagógico-sociais.

Temos como principal objetivo ampliar e divulgar o conhecimento teórico-prático produzido acerca da Pedagogia Social, construída no Brasil e no mundo; o volume XIV será inteiramente dedicado ao trabalho realizados na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, por intermédio do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades: Pedagogia Social Para o Século XXI (Projeto PIPAS-UFF).

CAMINHOS INVESTIGATIVOS: cartografias pedagógico-sociais, porque o presente número contará com reflexões, teórico-práticas, sobre o encontro com a Pedagogia Social de cada integrante do Projeto PIPAS-UFF; assim como suas frentes de trabalho, pesquisa e produções. Abordará ainda, uma perspectiva histórica da concepção, fundação e execução do Projeto. Incluirá ainda uma agenda de trabalho para a atual década, marcada por Políticas Públicas de Educação Social e Direitos Humanos.

A Revista de Pedagogia Social da UFF de número XIV (RPS-UFF XIV) constitui-se em um projeto de partilha intelectual, ao abordar os processos constituidores e constituintes de um saber-fazer em Pedagogia Social. Um legado e uma herança; uma esperança e uma transcendência. Representa um caminho investigativo, que aponta para a construção de práticas de pesquisa, dialógicas, éticas e solidárias: a serviço da vida e em prol da humanidade.

É com alegria que entregamos à comunidade, um acervo de histórias e memória do Grupo de pesquisa que, há duas décadas sonha e realiza uma pedagogia que TOCA ALMAS, transforma vidas, instaura pactos e estabelece poder: Uma Pedagogia humana, simples e, por isso, revolucionária. Uma pedagogia semente, fruto do cuidado e do cultivo intelectual e pedagógico: a Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense.

Em contextos de emergências nos movemos, nos constituímos e nos formamos. Trabalhamos com a Educação dos Sentimentos, para a cultura da PAZ. Espalhar o Bom, o Belo e o Bem, por onde vamos, é a nossa meta. Damos à luz a uma inspiração por meio da qual nossa humanidade é exercida, nossa intelectualidade traduzida e, nosso compromisso político-social se realiza. Nesse fazer pedagógico humanizamos e resgatamos a nossa humanidade, no exercício de uma ciência rigorosa a nos moldar nas práxis do servir, do conviver, do compreender e do devir.

Ótima leitura! 

Margareth Martins de Araújo

Editora Executiva        

ISSN 2517-0974

Publié: 2022-06-19

Artigos

  • O encontro da pedagogia social e o quintal da minha infância

    Sandra Butschkau Lourenço
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60983
  • CAMINHOS INVESTIGATIVOS: Sobre sonhos e partilhas intelectuais

    Margareth Martins de Araujo
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60980
  • PROJETO PIPAS/UFF: DE CURSISTA A COLABORADOR

    Francisco da Silva Alves
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60974
  • PEDAGOGIA SOCIAL: FORMAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO

    Jacy Marques Passos
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60970
  • Como a Pedagogia Social contribui da libertação do ser à uma consciência coletiva em prol da humanidade

    Mônica Paranhos Coelho
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60968
  • PEDAGOGIA SOCIAL: DIÁLOGO COMO AÇÃO LIBERTADORA E POR UMA SOCIEDADE HUMANIZADA

    Angela Cristina Gualine dos Santos
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60966
  • A MINHA HISTÓRIA PIPANTE: VIVENDO A PEDAGOGIA SOCIAL

    Natália Altoé
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60951
  • INCLUSÃO NO CURSO PIPAS/UFF: UMA EXPERIÊNCIA COM UMA CURSISTA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PANDEMIA

    Francisco da Silva Alves, Nilza Martins
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60981
  • COMO CHEGUEI AO PROJETO PIPAS/UFF: DE ALUNA À COLABORADORA

    Isabele Afonso da Silva Corrêa
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60975
  • SOU PORQUE SOMOS: UMA BREVE NARRATIVA SOBRE O PERCURSO REALIZADO DENTRO DO PROJETO PIPAS UFF NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE EM FORMAÇÃO

    Thainá Quitete
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60973
  • CARTA AOS EDUCADORES SOCIAIS

    Márcia Ely Bazhuni Pombo Lemos
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60969
  • PIPAS: ABRINDO PORTAS PARA VOAR PELO ESPAÇO DA PEDAGOGIA SOCIAL

    Ricarda de Carvalho Jorge Gil
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60967
  • EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES SOBRE O CORPO EM TERRITÓRIOS VIOLENTADOS

    Elaine Ferreira
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60965

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA SOCIAL

    Suzana S
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60984

Resenhas Críticas

  • Resumo de Pedagogia da Indignação

    Elaine de Oliveira
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60986

A Função Social da Literatura de Combate

  • O ENTARDECER DOS SONHOS E A CRIAÇÃO DA EXISTÊNCIA & POETISANDO PAULO FREIRE

    Eliane Santos Vieira, Leonardo Alonso
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60990
  • Domingo com poesia

    Mauricio Salkini
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60991
  • Processo Puerícia Passagem Ponteiro Ar Nós e eles

    Eliane Santos Vieira, Leonardo Alonso
    DOI : https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60988