PEDAGOGIA SOCIAL: DIÁLOGO COMO AÇÃO LIBERTADORA POR UMA SOCIEDADE HUMANIZADA

Autores/as

  • Angela Cristina Gualine dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/4nnyeh55

Palabras clave:

Pedagogia Social. Educação. Diálogo e Humanidade.

Resumen

Este artigo busca estabelecer, nas relações de convívio, a posição de fala dos locutores e interlocutores
que circulam na sociedade, especificamente, na escola. Neste espaço de convivência, as narrativas
revelam a personalidade de cada sujeito. Sendo o diálogo o formato impresso na condição humana,
percebem-se incoerências no discurso. Noto, entretanto, que, nas vivências pessoais, profissionais e
acadêmicas pelas quais transito, acontecem as falas dos sujeitos em uma posição de opressores e
oprimidos. Desse modo, ao conviver com o outro, que comigo transita pelo espaço escolar, dialogo se
dar na expectativa de interagir, e na interação, comungamos das ações que nos desumanizam ou
humanizam.

Publicado

2025-05-16

Cómo citar

PEDAGOGIA SOCIAL: DIÁLOGO COMO AÇÃO LIBERTADORA POR UMA SOCIEDADE HUMANIZADA. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/4nnyeh55. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/67882. Acesso em: 5 dec. 2025.