DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS:

DESCONSTRUINDO O MACHISMO E O ANDROCENTRISMO NA DOCÊNCIA MASCULINA

Autores/as

  • Victor Pereira de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Resumen

A educação como um fenômeno social de análise permite uma maior compreensão das relações socioculturais que atravessam esse campo no espaço-tempo do ensinar e do aprender. Assim, mais especificamente na Educação Infantil, é possível compreendermos a importância da discussão de gênero quando nos referimos a docência masculina com crianças pequenas. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo compreender como o machismo e o androcentrismo vem contribuindo para a reprodução das desigualdades de gênero na docência da Educação Infantil. Buscando atender de forma coesa o objetivo traçado, pesquisas de revisão bibliográfica foram realizadas por meio do método pós-estruturalista de análise qualitativa, fundamentado em pesquisas e estudos de autores e autoras renomados diante da problemática levanta por esse artigo. Assim, é possível pensar em uma educação autônoma, emancipatória e verdadeiramente democrática diante da consolidação de diálogos que prezem pela justiça social e pela igualdade de direitos para além do binarismo de gênero diante da visão das Ciências Sociais.

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Biografía del autor/a

Victor Pereira de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Especialista em Antropologia (UCAM) e em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Geografia (UERJ) e em Ciências Sociais (UNICSUL) e graduabdo em Pedagogia (UNIRIO). Atua como professor da Educação Básica no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio.

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Publicado

2022-03-13