Imagens-lembrança e identidades no cinema intercultural de Tila Chitunda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49114%20

Palavras-chave:

Cinema intercultural, Imagem-lembrança, Identidade, Experiências afro-diaspóricas

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a presença das imagens de arquivo familiar apresentadas no curta FotogrÁFRICA, de Tila Chitunda, que nos encaminha a pensar junto ao conceito deleuziano de imagem-lembrança. Fazemos esta análise compreendendo o filme como produto de um cinema intercultural, que se situa na intersecção de dois regimes culturais de conhecimento, neste caso Brasil e Angola, países da rota do Atlântico Negro. Diante dessas imagens, acessamos o que é visível e virtual e exploramos seus aspectos paradoxais. Ao tempo em que se apresentam como registros familiares, as fotografias também expõem a opressão colonial e violência cometida contra identidades e individualidades.

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Biografia do Autor

Fernanda Mendes de Mendonça, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Fernanda Mendes de Mendonça é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem especialização em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É mestranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios (PPGMultimeios) da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2022-01-30

Como Citar

Mendonça, F. M. de. (2022). Imagens-lembrança e identidades no cinema intercultural de Tila Chitunda. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 278-291. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49114