Para que passaportes?
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.131-146Keywords:
passaporte, fronteiras, deslocamentos, imagens, multiculturalismoAbstract
O cenário artístico contemporâneo, aliado às novas tecnologias, ao turismo e ao acesso à internet, abre inúmeras possibilidades para produções artísticas, sobretudo quanto à construção de imagens a partir de deslocamentos e experiências pessoais em junção com o vasto cenário imagético disponível que prescinde a prática artística. Diante disso, a partir do debate sobre o multiculturalismo aberto por Néstor Canclini, perpasando o pensamento de Lucy Lippard sobre o turismo e culminando na obra Bienvenidos, o artigo aborda como o passaporte, enquanto documento de origem do viajante e como metáfora de identidade, é o agente que tanto permite como impede a entrada em territórios estrangeiros, e como esse impedimento é superado por meio de deslocamentos virtuais nesse interstício específico entre fronteiras.
Downloads
References
CANCLINI, Nestor Garcia. Refazendo passaportes: o pensamento visual no debate sobre multiculturalismo.Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Ar¬tes/Escola de Belas Artes, UFRJ), n° 18, 2009, p. 157-165.
DIDI-HURBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
HEIDEGGER, Martin. ...Poeticamente o homem habita... Tradução de Márcia Sá Caval-cante Schuback). In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 165-181.
HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schu-back). In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 125-141.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LIPPARD, Lucy R. On the Beaten Track: Tourism, Art and Place. Nova York: The New Press, 1999.
LIPPARD, Lucy R. The Lure of the Local: Senses of Place in a Multicentered Society. Nova York: The New Press 1997.
NEVES, Alexandre Emerick; SILVA, Camila de Souza. Caballos de paseo: deslocamentos entre paisagens nos espaços discursivos da fotografia. In: ANPAP. Anais do 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: A arte: seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre, 2016, pp. 2410-2426.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço: de Dante à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).