Para que passaportes?
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.131-146Palabras clave:
passaporte, fronteiras, deslocamentos, imagens, multiculturalismoResumen
O cenário artístico contemporâneo, aliado às novas tecnologias, ao turismo e ao acesso à internet, abre inúmeras possibilidades para produções artísticas, sobretudo quanto à construção de imagens a partir de deslocamentos e experiências pessoais em junção com o vasto cenário imagético disponível que prescinde a prática artística. Diante disso, a partir do debate sobre o multiculturalismo aberto por Néstor Canclini, perpasando o pensamento de Lucy Lippard sobre o turismo e culminando na obra Bienvenidos, o artigo aborda como o passaporte, enquanto documento de origem do viajante e como metáfora de identidade, é o agente que tanto permite como impede a entrada em territórios estrangeiros, e como esse impedimento é superado por meio de deslocamentos virtuais nesse interstício específico entre fronteiras.
Descargas
Citas
CANCLINI, Nestor Garcia. Refazendo passaportes: o pensamento visual no debate sobre multiculturalismo.Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Ar¬tes/Escola de Belas Artes, UFRJ), n° 18, 2009, p. 157-165.
DIDI-HURBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
HEIDEGGER, Martin. ...Poeticamente o homem habita... Tradução de Márcia Sá Caval-cante Schuback). In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 165-181.
HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schu-back). In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 125-141.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LIPPARD, Lucy R. On the Beaten Track: Tourism, Art and Place. Nova York: The New Press, 1999.
LIPPARD, Lucy R. The Lure of the Local: Senses of Place in a Multicentered Society. Nova York: The New Press 1997.
NEVES, Alexandre Emerick; SILVA, Camila de Souza. Caballos de paseo: deslocamentos entre paisagens nos espaços discursivos da fotografia. In: ANPAP. Anais do 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: A arte: seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre, 2016, pp. 2410-2426.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço: de Dante à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).