As duas faces da moeda: arte e política no regime estético da contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.147-169Keywords:
arte, política, verdade, ficção, engajamento político, crise da representaçãoAbstract
O texto aborda os problemas e riscos da aproximação da arte ao campo da política, a partir da perspectiva da crise da representação mimética e da vigência do “regime estético”, conforme conceituado por Jacques Rancière, e aproximado à instauração do paradigma pós-histórico pelo advento das imagens técnicas, conforme proposto por Vilém Flusser. Nesta perspectiva, verifica-se que conceitos como “verdade”, “ficção” e “engajamento” tornam-se passíveis de reavaliação.
Downloads
References
BAUDRILLARD, Jean. Tela total, Porto Alegre: Sulina, 2002.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda, São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CLARK, Lygia. Lygia Clark, Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FLUSSER, Vilém. Prétextos para a poesia. Cadernos RioArte, ano I, n. 3, 1985.
FLUSSER, Vilém . Texto/ Imagem enquanto Dinâmica do Ocidente. Caderno RioArte, ano II, n. 5, 1996.
GONZAGA, Ricardo Maurício. Read Me, Ready Me: a caixa-preta do ser em tempo real. Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA-UFRJ), Rio de Janeiro, v. 13, n. 13, 2006.
LABRA, Daniela. Luladepelúcia, 2005. Disponível em http://www.raulmourao.com/lulade-pelucia-texto/. Acesso em 2/6/2017.
LANGNADO, Lisette; PEDROSA, Adriano (eds.). Como viver junto: Guia da 27ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 2016.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Invisibilidade entre muitos: o corpo e a natureza política da arte contemporânea. In: UFPA. Anais do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, Belém, Pará. Corpos entre Artes | Artes entre Corpos: VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes da UFPA. Belém, Pará: UFPA, 2013. v. 1.
PEREIRA, Marcelo, Um boneco de Dorian Gray, 2005. Disponível em http://www.raul mourao.com/um-boneco-de-dorian-gray-2005/. Acesso em 2/6/2017.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política, São Paulo: EXO; Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).