As duas faces da moeda: arte e política no regime estético da contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.147-169Palabras clave:
arte, política, verdade, ficção, engajamento político, crise da representaçãoResumen
O texto aborda os problemas e riscos da aproximação da arte ao campo da política, a partir da perspectiva da crise da representação mimética e da vigência do “regime estético”, conforme conceituado por Jacques Rancière, e aproximado à instauração do paradigma pós-histórico pelo advento das imagens técnicas, conforme proposto por Vilém Flusser. Nesta perspectiva, verifica-se que conceitos como “verdade”, “ficção” e “engajamento” tornam-se passíveis de reavaliação.
Descargas
Citas
BAUDRILLARD, Jean. Tela total, Porto Alegre: Sulina, 2002.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda, São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CLARK, Lygia. Lygia Clark, Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FLUSSER, Vilém. Prétextos para a poesia. Cadernos RioArte, ano I, n. 3, 1985.
FLUSSER, Vilém . Texto/ Imagem enquanto Dinâmica do Ocidente. Caderno RioArte, ano II, n. 5, 1996.
GONZAGA, Ricardo Maurício. Read Me, Ready Me: a caixa-preta do ser em tempo real. Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA-UFRJ), Rio de Janeiro, v. 13, n. 13, 2006.
LABRA, Daniela. Luladepelúcia, 2005. Disponível em http://www.raulmourao.com/lulade-pelucia-texto/. Acesso em 2/6/2017.
LANGNADO, Lisette; PEDROSA, Adriano (eds.). Como viver junto: Guia da 27ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 2016.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Invisibilidade entre muitos: o corpo e a natureza política da arte contemporânea. In: UFPA. Anais do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, Belém, Pará. Corpos entre Artes | Artes entre Corpos: VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes da UFPA. Belém, Pará: UFPA, 2013. v. 1.
PEREIRA, Marcelo, Um boneco de Dorian Gray, 2005. Disponível em http://www.raul mourao.com/um-boneco-de-dorian-gray-2005/. Acesso em 2/6/2017.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política, São Paulo: EXO; Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).