A visualidade háptica no cinema de poesia de Joel Pizzini
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.135-149Keywords:
cinema experimental, imagem háptica, materialidade, pós-hermenêutica, cinema de poesiaAbstract
Através de uma breve análise dos curta-metragens: Glauces - Estudo de um Rosto (2001) e Enigma de um Dia (1996) do diretor Joel Pizzini procura-se pensar as materialidades da comunicação dentro de uma corrente pós-hermenêutica. No contexto de cena ampliada e do cinema expandido que se configura a partir do trânsitos e diversidade de suportes, dispositivos e experiências, e nas multiplicidades temporais fragmentarias, vislumbramos os filmes de Pizzini como potências sensoriais e afetivas, nos focando em suas forças poéticas e plásticas, mais do que na narração ou em seus aspectos linguísticos. Para tal iremos nos utilizar das ideias presentes no livro “The Skin of the Film” da americana Laura Marks (2000), principalmente do conceito de percepção háptica - de uma percepção do olho que vê mas também toca- .descrita por autores tais como Jacques Aumont (2004) e Deleuze e Guatarri (2005) para analisar suas obras cinematográficas.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinicius Nicastro Honesko Ed. Argos, Chapeco, SC, 2009.
AGAMBEN, Giorgio. Il volto. In: Mezzi senza fine. Note sulla politica. Bollati Boringhieri: Tradução de Murilo Duarte Costa Corrêa Torino,
, p. 74-80.
AUMONT. Jacques. O Olho Interminável: Cinema e Pintura. Tradução Eloisa Araujo Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BAZIN, Andre. O que é o Cinema. Editora Cosac & Naify; 1a Edição. 2014.
BORGES, Jorge Luis. O Aleph. Tradução de Davi Arrigucci Junior. Ed. Companhia das Letras. 2008. Sao Paulo.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Percepto, Afeto e Conceito. In: O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio
de Janeiro: 34, 1992.
DELEUZE, G; GUATTARI, F Mil platôs - capitalismo c esquizofrenia, vol. 3 / tradução de Aurélio Guerra Neto et alii. — Rio de Janeiro:
Ed. 34, 1996 (Coleção TRANS)
DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves São Paulo: Editora 34. 2010.
GUMBRECHT, Hans U. Production of Presence. California: Stanford University Press, 2004
GONÇALVES, Osmar (org.) Narrativas Sensoriais 1ª ed. - Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.
GONÇALVES, Osmar Reconfigurações do olhar: o háptico na cultura visual contemporânea em VISUALIDADES, Goiânia v.10 n.2 p.
-89, jul-dez 2012
FELDMAN, Ilana Através da janela: o cinema de Perlov, Akerman e Farocki. Anais Socine 2011.
MARKS, Laura. The skin of the Film. Intercultural Cinema, Embodiment and the Senses. Duke University Press. Durham and London.
PASOLINI, P. P. Empirismo hereje. Trad. Miguel S. Pereira. Lisboa: Assírio & Alvim, 1982.
PELBART, P. Peter O Tempo Não-Reconcliliado. Imagens do Tempo em Deleuze. São Paulo, Perspectiva, 2004.
RANCIÉRE, Jacques Espectador Emancipado. Tradução Ivone C. Benedetti. 2ª Ed. São Paulo. Martins Fontes , 2014
SONTAG, Susan. Against Interpretation and other Essays. Ed. Anchor; Reprint edition 1990
SASSOON, Joanna. Photographic Materiality In: The Age Of Digital Reproduction In Photographs Objects Histories - On The Materiality
Of Images. Ed. Routledge, 2004.
YOUNGBLOOD Gene; Expanded Cinema. A Dutton Paperback. P. Dutton & Co., Inc., New York, 1970
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).