“Boots” , anotações sobre um filme que respira e cambaleia
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.165-180Keywords:
cinema de exposição, escrita fílmica e discursiva, memóriaAbstract
O artigo aborda o trabalho fílmico “Boots” da artista Tacita Dean. A reflexão foca-se no modo como a obra é condicionada à sua forma de apresentação, através da espacialização dos três filmes em salas de projeção no contexto expositivo do museu, nas suas conexões na própria estrutura narrativa e nas ressonâncias desta estratégia na percepção do trabalho pelo espectador, no chamado cinema de exposição. O texto aponta ainda a defesa e adesão da artista a um suporte em vias de obsolescência, a relação entre escrita fílmica e discursiva, a partir dos textos asides (ou apartes) do trabalho e as articulações entre memória, ficção e história neste trabalho.Downloads
References
ALPERS, Svetlana. É tudo uma questão de olhar. In: CARVAJAL, Rina. Tacita Dean - A medida das coisas. São Paulo: Instituto Moreira
Salles, 2013. p. 90-1.
ANDRADE, Sérgio (org.). Serralves: 25 anos. Porto: Fundação de Serralves, 2014.
DEAN, Tacita entrevista a Marina Warner. In: ROYOUX, Jean-Christophe; WARNER, Marina; DEAN, Tacita; GREER, Germaine. Tacita
Dean. Nova Iorque: Phaidon, 2006.
DEAN, Tacita. “Tacita Dean talks about Boots”. ArtForum (out. 2003).
DEAN, Tacita. An Aside. London: Hayward, 2005.
DEAN, Tacita. Analógico. In: CARVAJAL, Rina. Tacita Dean - A medida das coisas. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013. p.63-6.
DEAN, Tacita. Boots. Porto: Fundação de Serralves, s.d.
DEAN, Tacita. Descrição, Detalhes de formato da exposição, Lista de Equipamentos. Arquivo da Fundação de Serralves, fornecido por
Helena Abreu em entrevista a autora, 8 ago. 2014.
DEAN, Tacita. In: OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas v. 3. Rio de Janeiro: Cobogó; Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2010.
FERNANDES, João. Serralves 20 anos e outras histórias. Porto: Fundação de Serralves, 2009.
GREER, Germaine. Boots. In: ROYOUX, Jean-Christophe; WARNER, Marina; DEAN, Tacita; GREER, Germaine. Tacita Dean. Nova
Iorque: Phaidon, 2006. p. 102-111.
GROYS, Boris. Comrades of Time. In: ARANDA, Julieta; WOOD, Brian Kuan; VIDOLE, Anton. e-flux jornal What is Contemporary Art!
New York, Berlin: Stenberg, 2010. p. 22-39.
GROYS, Boris. The Topology of Contemporary Art. In: SMITH, Terry; ENWEZOR, Okwui; CONDEE, Nancy (orgs). Antinomies of Art and
Culture – Modernity, Postmodernity, Contemporaneity. Durham, London: Duke University Press, 2008. p. 71-80.
KWON, Miwon. One place after another: Site Specific Art and Locational Identity. Cambridge: MIT Press, 2002.
PARENTE, André. Cinema de exposição: o dispositivo em contra/campo. Revista Poiésis, n. 12, p. 51-63, nov. 2008.
PUTNAM, James. Art and artifact: the museum as médium. London: Thames and Hudson, 2001.
RIBAS, João. Boots. In: ROSENDO, Catarina (org.). 25 Obras da Coleção de Serralves. Porto: Fundação de Serralves, 2014.
ROSENDO, Catarina (org). 25 Obras da Coleção de Serralves. Porto: Fundação de Serralves, 2014.
ROYOUX, Christophe. Cosmograms of the Presente Tense. In: ROYOUX, Jean-Christophe; WARNER, Marina; DEAN, Tacita; GREER,
Germaine. Tacita Dean. Nova Iorque: Phaidon, 2006. p.48-101.
VINÇON, René. Artifices d´Exposition. Paris: Éditions L´Harmattan, 1999.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).