“Boots” , anotações sobre um filme que respira e cambaleia
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.165-180Palabras clave:
cinema de exposição, escrita fílmica e discursiva, memóriaResumen
O artigo aborda o trabalho fílmico “Boots” da artista Tacita Dean. A reflexão foca-se no modo como a obra é condicionada à sua forma de apresentação, através da espacialização dos três filmes em salas de projeção no contexto expositivo do museu, nas suas conexões na própria estrutura narrativa e nas ressonâncias desta estratégia na percepção do trabalho pelo espectador, no chamado cinema de exposição. O texto aponta ainda a defesa e adesão da artista a um suporte em vias de obsolescência, a relação entre escrita fílmica e discursiva, a partir dos textos asides (ou apartes) do trabalho e as articulações entre memória, ficção e história neste trabalho.Descargas
Citas
ALPERS, Svetlana. É tudo uma questão de olhar. In: CARVAJAL, Rina. Tacita Dean - A medida das coisas. São Paulo: Instituto Moreira
Salles, 2013. p. 90-1.
ANDRADE, Sérgio (org.). Serralves: 25 anos. Porto: Fundação de Serralves, 2014.
DEAN, Tacita entrevista a Marina Warner. In: ROYOUX, Jean-Christophe; WARNER, Marina; DEAN, Tacita; GREER, Germaine. Tacita
Dean. Nova Iorque: Phaidon, 2006.
DEAN, Tacita. “Tacita Dean talks about Boots”. ArtForum (out. 2003).
DEAN, Tacita. An Aside. London: Hayward, 2005.
DEAN, Tacita. Analógico. In: CARVAJAL, Rina. Tacita Dean - A medida das coisas. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013. p.63-6.
DEAN, Tacita. Boots. Porto: Fundação de Serralves, s.d.
DEAN, Tacita. Descrição, Detalhes de formato da exposição, Lista de Equipamentos. Arquivo da Fundação de Serralves, fornecido por
Helena Abreu em entrevista a autora, 8 ago. 2014.
DEAN, Tacita. In: OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas v. 3. Rio de Janeiro: Cobogó; Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2010.
FERNANDES, João. Serralves 20 anos e outras histórias. Porto: Fundação de Serralves, 2009.
GREER, Germaine. Boots. In: ROYOUX, Jean-Christophe; WARNER, Marina; DEAN, Tacita; GREER, Germaine. Tacita Dean. Nova
Iorque: Phaidon, 2006. p. 102-111.
GROYS, Boris. Comrades of Time. In: ARANDA, Julieta; WOOD, Brian Kuan; VIDOLE, Anton. e-flux jornal What is Contemporary Art!
New York, Berlin: Stenberg, 2010. p. 22-39.
GROYS, Boris. The Topology of Contemporary Art. In: SMITH, Terry; ENWEZOR, Okwui; CONDEE, Nancy (orgs). Antinomies of Art and
Culture – Modernity, Postmodernity, Contemporaneity. Durham, London: Duke University Press, 2008. p. 71-80.
KWON, Miwon. One place after another: Site Specific Art and Locational Identity. Cambridge: MIT Press, 2002.
PARENTE, André. Cinema de exposição: o dispositivo em contra/campo. Revista Poiésis, n. 12, p. 51-63, nov. 2008.
PUTNAM, James. Art and artifact: the museum as médium. London: Thames and Hudson, 2001.
RIBAS, João. Boots. In: ROSENDO, Catarina (org.). 25 Obras da Coleção de Serralves. Porto: Fundação de Serralves, 2014.
ROSENDO, Catarina (org). 25 Obras da Coleção de Serralves. Porto: Fundação de Serralves, 2014.
ROYOUX, Christophe. Cosmograms of the Presente Tense. In: ROYOUX, Jean-Christophe; WARNER, Marina; DEAN, Tacita; GREER,
Germaine. Tacita Dean. Nova Iorque: Phaidon, 2006. p.48-101.
VINÇON, René. Artifices d´Exposition. Paris: Éditions L´Harmattan, 1999.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).