Entre a obra e a imagem: a sobrevivência da escultura Mademoiselle Pogany II de Constantin Brancusi
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.181-194Keywords:
obra de arte, imagem, museuAbstract
Este texto aborda algumas questões a cerca da produção discursiva entre a imagem, a obra e a história da arte associada ao processo de reconstrução do acervo do MAM RJ pós-incêndio, a partir da sobrevivência de uma de suas obras mais relevantes, a escultura Mademoiselle Pogany II de Constantin Brancusi.Downloads
References
A GAZETA. Rio de Janeiro: 24 jul. 1978. Acervo Pesquisa e Documentação MAM Rio.
ARESTIZABAL, Irma. As Coleções do MAM/RJ. Segmentum Artis, ano I, nº 1, 1987. Acervo Pesquisa e Documentação MAM-Rio.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre a literatura e a história. Obras escolhidas. Volume I. São Paulo:
Editora Brasiliense, 1987.
CHANTAL, Georgel. O colecionador e o museu, ou como mudar a história da arte? Museologia e Interdisciplinaridade. Volume III, n.
, março/abril, 2015. Disponível em http://www.eba.ufrj.br/ppgav/anacanti/pdf/georgel.pdf
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Geofilosofia. In: O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992..
DIDI-HUBERMANN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós. Belo Horizonte:, EBA/UFMG, v.2, n.4, p. 204-219, nov. 2012.
Disponível em http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/ viewFile/60/62.
______.A arte morre, a arte renasce: a história recomeça (de Vasari a Winckelmann). In: A imagem sobrevivente: histórias da arte e
tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
______.Diante do tempo: história da arte e anacronismos das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FREUD, Sigmund. Carta 52. Edições Estandart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 1. Rio de Janeiro:
Imago, 1996.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto História. São Paulo. nº 17, nov. 1998. p. 63-201.
MALRAUX, André. Capítulo IV. In: O museu imaginário. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2015, p. 175-263.
MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Exposição Permanente, 1953 (Catálogo) Acervo Pesquisa e Documentação MAM-Rio.
MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Banco Safra, 1999.
NORONHA, Fátima. Obras restauradas. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2014.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. São Paulo: Nova Fronteira , 2014.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).