Entre a obra e a imagem: a sobrevivência da escultura Mademoiselle Pogany II de Constantin Brancusi
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.181-194Palabras clave:
obra de arte, imagem, museuResumen
Este texto aborda algumas questões a cerca da produção discursiva entre a imagem, a obra e a história da arte associada ao processo de reconstrução do acervo do MAM RJ pós-incêndio, a partir da sobrevivência de uma de suas obras mais relevantes, a escultura Mademoiselle Pogany II de Constantin Brancusi.Descargas
Citas
A GAZETA. Rio de Janeiro: 24 jul. 1978. Acervo Pesquisa e Documentação MAM Rio.
ARESTIZABAL, Irma. As Coleções do MAM/RJ. Segmentum Artis, ano I, nº 1, 1987. Acervo Pesquisa e Documentação MAM-Rio.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre a literatura e a história. Obras escolhidas. Volume I. São Paulo:
Editora Brasiliense, 1987.
CHANTAL, Georgel. O colecionador e o museu, ou como mudar a história da arte? Museologia e Interdisciplinaridade. Volume III, n.
, março/abril, 2015. Disponível em http://www.eba.ufrj.br/ppgav/anacanti/pdf/georgel.pdf
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Geofilosofia. In: O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992..
DIDI-HUBERMANN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós. Belo Horizonte:, EBA/UFMG, v.2, n.4, p. 204-219, nov. 2012.
Disponível em http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/ viewFile/60/62.
______.A arte morre, a arte renasce: a história recomeça (de Vasari a Winckelmann). In: A imagem sobrevivente: histórias da arte e
tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
______.Diante do tempo: história da arte e anacronismos das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FREUD, Sigmund. Carta 52. Edições Estandart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 1. Rio de Janeiro:
Imago, 1996.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto História. São Paulo. nº 17, nov. 1998. p. 63-201.
MALRAUX, André. Capítulo IV. In: O museu imaginário. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2015, p. 175-263.
MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Exposição Permanente, 1953 (Catálogo) Acervo Pesquisa e Documentação MAM-Rio.
MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Banco Safra, 1999.
NORONHA, Fátima. Obras restauradas. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2014.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. São Paulo: Nova Fronteira , 2014.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).