Do estruturalismo ao pós-estruturalismo: as fragilidades do modelo de documentação museológica aplicado à arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.195-208Keywords:
pós-estruturalismo, museu, arte contemporâneaAbstract
O objetivo deste artigo é localizar o trabalho de Paul Otlet (1868-1944) – teórico responsável pelo desenvolvimento do sistema de catalogação considerado pai da ciência da informação – como pertencente à corrente de pensamento estruturalista. No segundo momento, buscaremos evidenciar as inconsistências da aplicação de uma teoria documental e museológica estruturalista a acervos de arte contemporânea, a partir de teorias pós-estruturalistas que fundamentam a transição do meio específico em arte, para sua condição pós meio.Downloads
References
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora/Edusp, 2006.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FOSTER, Hal ; KRAUSS, Rosalind ; BOIS, Ive-Alain ; BUCHLOH, Benjamin. Art since 1900. Modernism, antimodernism, postmodernism.
Londres: Thames & Hudson, 2014.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 02 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Arte Ensaios n°17, p.128 – 137. 2005.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História do
Departamento de História da PUC-SP. São Paulo, n.10, p. 7-28, 1993.
POULOT, Dominique. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
RIBEIRO, Maria Cristina ; MESQUITA, Walma ; MIRANDA, Marcos Luiz Cavalcanti. A tese otletiana para gestão, organização e disseminação
do conhecimento. Revista RACIn, João Pessoa, v.3, n.2, p. 2-22, jul-dez, 2014.
SMIT, J. W. A documentação e suas diversas abordagens In: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST Documentação em Museus / Museu de Astronomia e Ciencias Afins- Organização de: Marcus Granato, Claudia Penha dos Santos e Maria Lucia N. M. Loureiro . — Rio de Janeiro : MAST, 2008. (MAST Colloquia; 10)
SOUZA, Francisco Saraiva. Claude Lévi-Strauss e o estruralismo. Revista Desenredos. Ano IV – número 15. Piauí, 2012 [ISSN 2175-3903]
VOLK, Tyler. Metapatterns: acros space, time, and mind. Columbia. Columbia University Press, 1995.
Internet
www.institutorubensgerchman.org.br/sophiaacervos. visitado em 10 de novembro de 2015
www.moma.org/database. visitado em 10 de novembro de 2015
www.getty.edu/foudation.research. visitado em 10 de novembro de 2015
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).