Do estruturalismo ao pós-estruturalismo: as fragilidades do modelo de documentação museológica aplicado à arte contemporânea

Autores/as

  • Mariana Estellita

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.195-208

Palabras clave:

pós-estruturalismo, museu, arte contemporânea

Resumen

O objetivo deste artigo é localizar o trabalho de Paul Otlet (1868-1944) – teórico responsável pelo desenvolvimento do sistema de catalogação considerado pai da ciência da informação – como pertencente à corrente de pensamento estruturalista. No segundo momento, buscaremos evidenciar as inconsistências da aplicação de uma teoria documental e museológica estruturalista a acervos de arte contemporânea, a partir de teorias pós-estruturalistas que fundamentam a transição do meio específico em arte, para sua condição pós meio.

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Cómo citar

Estellita, M. (2018). Do estruturalismo ao pós-estruturalismo: as fragilidades do modelo de documentação museológica aplicado à arte contemporânea. REVISTA POIÉSIS, 17(27), 195-208. https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.195-208