O clássico como problema
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.811.11-24Keywords:
Filosofia da Arte, Estudos Clássicos, clássico, cânoneAbstract
Este texto tem um duplo propósito. Em primeiro lugar, ele introduz o tema desse dossiê, questões clássicas na teoria da arte contemporânea, examinando a persistência de padrões clássicos no discurso geral sobre arte no século vinte. A seguir, o objetivo é discutir a possibilidade de um conceito de clássico, através do qual uma certa polissemia do termo poderia ser minimizada.
Downloads
References
ARGAN, G. C. Clássico anticlássico. Tradução de Lorenzo Mammi. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
AULU-GELLE. Les nuits attiques. Tradução de Maurice Mignon. Paris: Garnier Frères, 1934.
BENJAMIN, W. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Edusp/Iluminuras, 1993.
BENJAMIN, W.Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BURCKHARDT, J. A cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. Tradução de Vera Lúcia de Oliveira Sarmento e Fernando de Azevedo Corrêa. Brasília: UNB, 1991.
BENJAMIN, W. El cicerone. Tradução de J. Bofill y Ferro, Claudio Matons Rossi e Victor Scholz Rich.Barcelona: Ibéria, 1953. 3 v.
CROCE, B. Breviário de estética & Aesthetica in nuce. Tradução de Rodolfo Ilari Jr. São Paulo: Ática, 1997.
ERNOUT, A & MEILLET, A. Dictionaire étymologicque de la langue latine. Paris: Klincksieck, 1994.
HEGEL, G. W. F. Esthétique/L’art classique. Paris: Aubier-Montaigne, 1964.
KERMODE, F. The classic. Londres: Faber & Faber, 1975.
LUCK, G. Scriptor classicus. Comparative literature. v. 10, n. 2, 1958, p. 150-158.
MICHELET, J. La Renaissance. Paris: Calmann Levy, 1930.
PARISET, F. G. L’art classique. 2a ed. Paris: PUF, 1985.
POLLITT, J. J. Art and experience in Classical Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 1972.
ROSSETI, L. Introdução à filosofia antiga: premissas filológicas e outras “ferramentas de trabalho”. Tradução de Élcio de Gusmão Verçosa Filho. São Paulo: Paulus, 2006.
SCHLEGEL, F. Frammenti critici e scritti di estetica. Tradução de Vittorio Santoli. Florença: Sansoni, 1967.
SEBILLET, T. Art poétique françois. Edição crítica de Félix Gaiffe. Paris: E. Droz, 1932.
VASARI, G. Vidas de grandes artistas. Tradução de J. Farrán y Mayoral. Barcelona: Miracle, 1940.
VOLTAIRE. Le siècle de Louis XIV. Notas de L. F. Flutre. Paris: Hachette, 1948.
WÖLFFLIN, H. Conceitos fundamentais de história da arte. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).