Corpo, ação e imagem: consolidação da performance como questão
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.105-118Keywords:
corpo, performance, arte contemporâneaAbstract
O artigo analisa as relações entre corpo em ação e imagem, objetivando
refletir sobre o processo de consolidação da performance. O estatuto de objetos que permanecem depois de uma ação, assim como suas imagens impõem mecanismos comerciais e institucionais do sistema de arte que distanciam a performance atual das manifestações artísticas dos anos 1960 e 1970. A noção de corpo literal, a temporalidade da ação e o papel da imagem via vídeo ou fotografia são os elementos investigados nesse processo. A intersecção desses aspectos questiona o efêmero e o instável, marcas da identidade inicial da arte corporal, e legitima a performance dentro da moldura do sistema de arte.
Downloads
References
DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image. Une histoire du regard en Occident. Paris: Gallimard, 1992.
DUVE, Thierry de. La Performance hic et nunc. Chantal, Pontbriand (dir.). Performances tex (e)s et documents. Actes du Colloque Performance et Multidisciplinarité: Postmodernisme. Montreal: Parachute, 1981.
GOLDBERG, Roselee. Be Here Now. In: Contemporary 21. Special issue on Performance. Londres, v. 89, p. 12-15, 2006.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of Narcissism. In: October. Nova York, v. 1, p. 50-64, primavera de1976.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LIPPARD, Lucy. Six Years: The Dematerialization of the Art Object from 1966 to 1972 Berkeley / Los Angeles: University of California Press, 2001.
MURAY, Jay. Marina Abromovic. In Contemporary 21. Special issue on performance. Londres, v. 89, p. 20-23, 2006.
PARFAIT, François. Video: un art contemporain. Paris: Editions du Regard, 2001, p. 178-246.
SCHILDER, Paul. A imagem do corpo, as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).