Diante do aparelho: a experiência pedagógica do cinema em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.45-61Keywords:
pedagogia do cinema, técnica, Walter BenjaminAbstract
Este artigo procura discutir a dimensão pedagógica do cinema a partir das reflexões de Walter Benjamin nos seus ensaios O autor como produtor e A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Diferente do uso instrumentalizado do conteúdo de filmes para uso educativo, buscamos explorar uma pedagogia do cinema intrínseca ao seu processo de produção e exibição. Ao desautomatizar o ato de assistir e filmar é possível estabelecer uma nova relação do homem com o mundo, transfigurando a realidade a partir de seu contato criativo com a técnica.
Downloads
References
ALVARENGA, Nilson Assunção; SOTOMAIOR, Gabriel. O cineasta como produtor. In: PERNISA, Carlos. et al. (Org.). Walter Benjamin: Imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
ARAÚJO, Carolina. O autor como produtor: reflexos da técnica platônica em Walter Benjamin. In: D’ANGELO, Marta; OLIVEIRA, Luiz Sérgio de (Org.) Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Nau; Niterói: EdUFF, 2009.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
BARROS, Manoel. Depoimento extraído do documentário Janela da Alma, direção João Jardim e Walter Carvalho, Brasil, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de trasnmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2008.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
D’ANGELO, Martha. Arte, política e educação em Walter Benjamin. São Paulo: Loyola, 2006.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin, memória, história e narrativa. Revista Mente, Cérebro e Filosofia - Adorno, Horkheimer, Fromm, Benjamin: o homem no caos do capitalismo moderno, v. 7, 2008.
GATTI, Luciano. Constelações - crítica e verdade em Adorno e Benjamin. São Paulo: Loyola, 2009.
OMAR, Arthur. Cinema, vídeo e tecnologias digitais: a questão do artista. In: BENTES, Ivana. (Org.). Ecos do cinema de Lumière ao digital. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
PALHARES, Taísa Helena. Benjamin: experiência e vivência - arqueologia da modernidade e perda da aura. Revista Mente, Cérebro e Filosofia - Adorno, Horkheimer, Fromm, Benjamin: o homem no caos do capitalismo moderno, v.7, 2008.
ROTH, Laurent. A Câmera DV: órgão de um corpo em mutação. In: LABAKI, Amir e MOURÃO, Maria Dora (Org.). O Cinema do real. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).