Diante do aparelho: a experiência pedagógica do cinema em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.45-61Palabras clave:
pedagogia do cinema, técnica, Walter BenjaminResumen
Este artigo procura discutir a dimensão pedagógica do cinema a partir das reflexões de Walter Benjamin nos seus ensaios O autor como produtor e A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Diferente do uso instrumentalizado do conteúdo de filmes para uso educativo, buscamos explorar uma pedagogia do cinema intrínseca ao seu processo de produção e exibição. Ao desautomatizar o ato de assistir e filmar é possível estabelecer uma nova relação do homem com o mundo, transfigurando a realidade a partir de seu contato criativo com a técnica.
Descargas
Citas
ALVARENGA, Nilson Assunção; SOTOMAIOR, Gabriel. O cineasta como produtor. In: PERNISA, Carlos. et al. (Org.). Walter Benjamin: Imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
ARAÚJO, Carolina. O autor como produtor: reflexos da técnica platônica em Walter Benjamin. In: D’ANGELO, Marta; OLIVEIRA, Luiz Sérgio de (Org.) Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Nau; Niterói: EdUFF, 2009.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
BARROS, Manoel. Depoimento extraído do documentário Janela da Alma, direção João Jardim e Walter Carvalho, Brasil, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de trasnmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2008.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
D’ANGELO, Martha. Arte, política e educação em Walter Benjamin. São Paulo: Loyola, 2006.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin, memória, história e narrativa. Revista Mente, Cérebro e Filosofia - Adorno, Horkheimer, Fromm, Benjamin: o homem no caos do capitalismo moderno, v. 7, 2008.
GATTI, Luciano. Constelações - crítica e verdade em Adorno e Benjamin. São Paulo: Loyola, 2009.
OMAR, Arthur. Cinema, vídeo e tecnologias digitais: a questão do artista. In: BENTES, Ivana. (Org.). Ecos do cinema de Lumière ao digital. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
PALHARES, Taísa Helena. Benjamin: experiência e vivência - arqueologia da modernidade e perda da aura. Revista Mente, Cérebro e Filosofia - Adorno, Horkheimer, Fromm, Benjamin: o homem no caos do capitalismo moderno, v.7, 2008.
ROTH, Laurent. A Câmera DV: órgão de um corpo em mutação. In: LABAKI, Amir e MOURÃO, Maria Dora (Org.). O Cinema do real. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).