Cinema de exposição: o dispositivo em contra/campo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.51-63Keywords:
instalações, cinema de artista, arte e tecnologia, arte contemporâneaAbstract
De que modo o cinema expandido está transformando o dispositivo do cinema em suas dimensões primordiais, arquitetônicas (as condições de projeção das imagens), tecnológicas (a produção, edição, transmissão e distribuição das imagens) e discursiva (decupagem, montagem, etc.)? Como ponto de partida, a aposta de que a noção de dispositivo nos permite repensar o cinema, evitando clivagens e determinismos tecnológicos, históricos e estéticos. Ao contrário do cinema dominante, muitas obras cinematográficas reinventam o dispositivo cinematográfico, multiplicando as telas, explorando outras durações e intensidades, transformando a arquitetura da sala de projeção, entretendo outras relações com os espectadores.Downloads
References
BURCH, Noel. La lucarne de l’infini. Paris: Nathan, 1990.
BONITZER, Pascal. Champ aveugle. Paris: Gallimard/Cahiers, 1982.
MACIEL, Katia (org.) Margens da palavra In: Transcinema. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
PARENTE, A. Cinema do dispositivo. IN: Penafria, M. e Martins I. M. Estéticas do digital. Cinema
e Tecnologia. Covilhã: LABCOM, 2007
PARENTE, André. Cinema de vanguarda, cinema experimental, cinema do dispositivo. IN :
Cocchiarale, Fernando. Filme de artista (1965-1980). Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).