Cabeça, tronco e membros: reflexões sobre um projeto de instalação
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.151-161Keywords:
pragmatismo, estética, arteAbstract
Esse texto, que aborda teorias da percepção, da fotografia e das artes visuais, é uma reflexão da autora sobre os procedimentos utilizados para a construção de um projeto de instalação. Cabeça, tronco e membros foi experimentado no galpão do programa de pós-graduação em artes visuais da EBA – UFRJ e, posteriormente, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, através do projeto Rumos do Itaú Cultural.Downloads
References
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1989.
BARTHES, Roland. A câmera clara. Tradução Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 1980.
BERGSON, Henri, Matéria e Memória. Tradução Paulo Neves da Silva. Ed. Martins Fontes. São Paulo. 1990.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. Tradução Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WITTGENSTEIN, Ludwig, 1889-1951. Investigações filosóficas. Tradução José Carlos Bruni. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).