Cabeça, tronco e membros: reflexões sobre um projeto de instalação
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.151-161Palabras clave:
pragmatismo, estética, arteResumen
Esse texto, que aborda teorias da percepção, da fotografia e das artes visuais, é uma reflexão da autora sobre os procedimentos utilizados para a construção de um projeto de instalação. Cabeça, tronco e membros foi experimentado no galpão do programa de pós-graduação em artes visuais da EBA – UFRJ e, posteriormente, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, através do projeto Rumos do Itaú Cultural.Descargas
Citas
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1989.
BARTHES, Roland. A câmera clara. Tradução Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 1980.
BERGSON, Henri, Matéria e Memória. Tradução Paulo Neves da Silva. Ed. Martins Fontes. São Paulo. 1990.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. Tradução Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WITTGENSTEIN, Ludwig, 1889-1951. Investigações filosóficas. Tradução José Carlos Bruni. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).