A transferência como invenção nos trabalhos de Malu Fatorelli

Authors

  • Luiz Claudio da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.132-145

Keywords:

arte contemporânea, site-specific, transferência

Abstract

O artigo analisa o trabalho da artista carioca Malu Fatorelli sob o ponto de vista da ideia de transferência como procedimento processual que desloca material afetivo passado de um suporte a outro, implicando transformações que permitem tornálo partilhável no presente. Duas intervenções da artista feitas a partir de locais específicos de exposição de arte são privilegiadas pela análise do autor: a do Paço Imperial (1994) e a do MAM (2001).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Claudio da Costa

Luiz Cláudio da Costa é doutor em Comunicação com tese sobre cinema (UFRJ). É professor da graduação e da Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Publicou os livros Cinema brasileiro, anos 60/70: dissimetria, oscilação e simulacro (2000) e Dispositivos de registros na arte contemporânea (2009).

References

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

CAMPOS, Haroldo. Da tradução como criação e como crítica. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

O’NEILL Elena. Idéias-em-forma: invervenções de Gordon Matta-Clark. In: Arte e Ensaio – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, UFRJ, ano XV, número 17, 2008.

FATORELLI, Maria Luiza. Imagens e Laudas: indagações em torno de processos artísticos contemporâneos. In: Anais do 17º Encontro

da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008. Disponível em http://www.anpap.org.br/2008/artigos/176.pdf.

Acesso em 26/12/2009.

FATORELLI, Maria Luiza. Visualidade e conceito na obra contemporânea. In: Anais do 16º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2007. Disponível em http://www.anpap.org.br/2007/2007/artigos/155.pdf. Acesso em

/12/2009.

FOSTER, HAL. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Akal, 2001.

HOLMES, Brian. Investigações extradisciplinares – Para uma nova crítica das instituições. In: Concinnitas – Revista do Instituto de Arte da UERJ, Ano 9, Vol. 1, N. 12, julho 2008.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

LAPLANCHE e PONTALIS. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MUNTADAS, Antoni. On translation, Catálogo. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2002.

ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. In: Concinnitas – Revista do Instituto de Arte da UERJ, Ano 9, Vol. 1, N. 12, julho 2008.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.

ZIMERMAN, David E. Vocabulário contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: ARTDMED, 2001.

Published

2010-12-31

How to Cite

Costa, L. C. da. (2010). A transferência como invenção nos trabalhos de Malu Fatorelli. REVISTA POIÉSIS, 11(16), 132-145. https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.132-145