A transferência como invenção nos trabalhos de Malu Fatorelli
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.132-145Keywords:
arte contemporânea, site-specific, transferênciaAbstract
O artigo analisa o trabalho da artista carioca Malu Fatorelli sob o ponto de vista da ideia de transferência como procedimento processual que desloca material afetivo passado de um suporte a outro, implicando transformações que permitem tornálo partilhável no presente. Duas intervenções da artista feitas a partir de locais específicos de exposição de arte são privilegiadas pela análise do autor: a do Paço Imperial (1994) e a do MAM (2001).Downloads
References
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
CAMPOS, Haroldo. Da tradução como criação e como crítica. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
O’NEILL Elena. Idéias-em-forma: invervenções de Gordon Matta-Clark. In: Arte e Ensaio – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, UFRJ, ano XV, número 17, 2008.
FATORELLI, Maria Luiza. Imagens e Laudas: indagações em torno de processos artísticos contemporâneos. In: Anais do 17º Encontro
da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008. Disponível em http://www.anpap.org.br/2008/artigos/176.pdf.
Acesso em 26/12/2009.
FATORELLI, Maria Luiza. Visualidade e conceito na obra contemporânea. In: Anais do 16º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2007. Disponível em http://www.anpap.org.br/2007/2007/artigos/155.pdf. Acesso em
/12/2009.
FOSTER, HAL. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Akal, 2001.
HOLMES, Brian. Investigações extradisciplinares – Para uma nova crítica das instituições. In: Concinnitas – Revista do Instituto de Arte da UERJ, Ano 9, Vol. 1, N. 12, julho 2008.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LAPLANCHE e PONTALIS. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MUNTADAS, Antoni. On translation, Catálogo. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2002.
ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. In: Concinnitas – Revista do Instituto de Arte da UERJ, Ano 9, Vol. 1, N. 12, julho 2008.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
ZIMERMAN, David E. Vocabulário contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: ARTDMED, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).