A transferência como invenção nos trabalhos de Malu Fatorelli
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.132-145Palabras clave:
arte contemporânea, site-specific, transferênciaResumen
O artigo analisa o trabalho da artista carioca Malu Fatorelli sob o ponto de vista da ideia de transferência como procedimento processual que desloca material afetivo passado de um suporte a outro, implicando transformações que permitem tornálo partilhável no presente. Duas intervenções da artista feitas a partir de locais específicos de exposição de arte são privilegiadas pela análise do autor: a do Paço Imperial (1994) e a do MAM (2001).Descargas
Citas
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
CAMPOS, Haroldo. Da tradução como criação e como crítica. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
O’NEILL Elena. Idéias-em-forma: invervenções de Gordon Matta-Clark. In: Arte e Ensaio – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, UFRJ, ano XV, número 17, 2008.
FATORELLI, Maria Luiza. Imagens e Laudas: indagações em torno de processos artísticos contemporâneos. In: Anais do 17º Encontro
da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008. Disponível em http://www.anpap.org.br/2008/artigos/176.pdf.
Acesso em 26/12/2009.
FATORELLI, Maria Luiza. Visualidade e conceito na obra contemporânea. In: Anais do 16º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2007. Disponível em http://www.anpap.org.br/2007/2007/artigos/155.pdf. Acesso em
/12/2009.
FOSTER, HAL. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Akal, 2001.
HOLMES, Brian. Investigações extradisciplinares – Para uma nova crítica das instituições. In: Concinnitas – Revista do Instituto de Arte da UERJ, Ano 9, Vol. 1, N. 12, julho 2008.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LAPLANCHE e PONTALIS. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MUNTADAS, Antoni. On translation, Catálogo. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2002.
ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. In: Concinnitas – Revista do Instituto de Arte da UERJ, Ano 9, Vol. 1, N. 12, julho 2008.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
ZIMERMAN, David E. Vocabulário contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: ARTDMED, 2001.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).