Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.173-184Keywords:
documentário, realismo, verossimilhançaAbstract
Análise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões.Downloads
References
AUMONT, Jacques (et al.). A estética do filme. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
ALTMANN, Eliska. Memórias de um cabra marcado pelo cinema: representações de um brasil rural. Campos,
vol. 5, n.2, UFPR, 2004.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BOJUNGA, Cláudio et al. O real sem aspas. Revista Filme Cultura, n. 47, Embrafilme, abril-agosto 1984.
CABRA Marcado para Morrer. Zaz Cinema. Disponível em: <http://www.terra.com.br/cinema/favoritos/cabra.
htm>. Acesso em: 18 junho 2006.
GALANO, Ana Maria. A caminho do Nordeste de Cabra Marcado para Morrer: entrevista com Eduardo Coutinho.
Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 11, n. 2, Rio de Janeiro: UERJ, 2000
LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.
LINS, Consuelo. Imagens em metamorfose. Calhamaço, n.2, Florianópolis, Laboratório de Estudos Culturais,
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
MALUF, Sônia Weidner; MELLO, Cecília Antlaky de; Pedro, VANESSA. Políticas do olhar: feminismo e cinema
em Laura Mulvey. Revista Estudos Feministas, v.13, n.2, Florianópolis, maio/agosto 2005.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2004.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
PENAFRIA, Manuela. Em busca do perfeito realismo. Portugal: Universidade da Beira Interior, 2005.
XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra: 2001.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico, opacidade e transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
Filmes:
COUTINHO, Eduardo – Cabra Marcado para Morrer. Rio de Janeiro: Mapa Filmes e Globo Vídeo, 1964-1981.
VHS, 35mm. 119 min.
COUTINHO, Eduardo – Santo Forte. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999. DVD, 35mm. 80 min.
COUTINHO, Eduardo – Edifício Master. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2002. DVD, 35mm. 110 min.
COUTINHO, Eduardo – O Fim e o Princípio. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2005. DVD, 35mm. 110 min
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).