Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.173-184Palabras clave:
documentário, realismo, verossimilhançaResumen
Análise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões.Descargas
Citas
AUMONT, Jacques (et al.). A estética do filme. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
ALTMANN, Eliska. Memórias de um cabra marcado pelo cinema: representações de um brasil rural. Campos,
vol. 5, n.2, UFPR, 2004.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BOJUNGA, Cláudio et al. O real sem aspas. Revista Filme Cultura, n. 47, Embrafilme, abril-agosto 1984.
CABRA Marcado para Morrer. Zaz Cinema. Disponível em: <http://www.terra.com.br/cinema/favoritos/cabra.
htm>. Acesso em: 18 junho 2006.
GALANO, Ana Maria. A caminho do Nordeste de Cabra Marcado para Morrer: entrevista com Eduardo Coutinho.
Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 11, n. 2, Rio de Janeiro: UERJ, 2000
LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.
LINS, Consuelo. Imagens em metamorfose. Calhamaço, n.2, Florianópolis, Laboratório de Estudos Culturais,
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
MALUF, Sônia Weidner; MELLO, Cecília Antlaky de; Pedro, VANESSA. Políticas do olhar: feminismo e cinema
em Laura Mulvey. Revista Estudos Feministas, v.13, n.2, Florianópolis, maio/agosto 2005.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2004.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
PENAFRIA, Manuela. Em busca do perfeito realismo. Portugal: Universidade da Beira Interior, 2005.
XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra: 2001.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico, opacidade e transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
Filmes:
COUTINHO, Eduardo – Cabra Marcado para Morrer. Rio de Janeiro: Mapa Filmes e Globo Vídeo, 1964-1981.
VHS, 35mm. 119 min.
COUTINHO, Eduardo – Santo Forte. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999. DVD, 35mm. 80 min.
COUTINHO, Eduardo – Edifício Master. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2002. DVD, 35mm. 110 min.
COUTINHO, Eduardo – O Fim e o Princípio. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2005. DVD, 35mm. 110 min
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).