Voz, verso e avesso
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.15-26Keywords:
processos de criação, palavra, cantoAbstract
Este artigo versa sobre processos de criação das interpretações trilhadas pela voz em canções do CD voz, verso e avesso, que reúne composições de Livio Tragtenberg e poemas e transcriações de Haroldo de Campos. Serão desveladas aproximações entre a palavra do poeta e a palavra musicada imersas em estilos musicais diferenciados. As memórias e as partituras utilizadas atuarão como bússolas, em virtude da ausência de registros escritos sobre suas interpretações. Este é inaugural.Downloads
References
APPEL, Willi. Harvard Dictionary of Music, 2nd ed. Cambridge: Harvard University Press, 1972.
BATESON, Gregory. Mente e natureza. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
CAMPOS, Haroldo de. Qohélet, O-que-Sabe: Eclesiastes: poema sapiencial. São Paulo: Perspectiva, 1990.
CAMPOS, Haroldo de. Bere’shit: a cena da origem (e outros estudos de poética bíblica). São Paulo: Perspectiva, 1993.
SALLES, C. Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Horizonte, 2010.
STANLEY, S. (Ed). Dicionário Grove de música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
VARELA, et al. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).