O ciclo percepção-expressão: uma abordagem holística da realidade a partir da arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.57-72Keywords:
percepção/expressão, conteúdo/forma, causa e efeitoAbstract
Fundamentados na interação estética entre conteúdo e forma, visa-se delinear uma relação de equivalência frente aos fenômenos da percepção e da expressão. A partir da análise da interação percepção-expressão inserida na natureza humana, seres orgânicos complexos dotados de consciência, objetiva-se estender a questão tanto aos seres orgânicos mais simples, como até mesmo aos inorgânicos, a fim de generalizar tal interação à realidade em si como é experienciada.Downloads
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. (4ª ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora (nova versão). São Paulo: Cengage Learning, 2008.
DORFLES, Gillo. O Devir das Artes (3ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988. (original: 1959)
CAPRA, Fritjof . O Ponto de Mutação (33ª ed.). São Paulo: Cultrix, 2006. (original, 1982).
_____________. O Tao da Física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. São Paulo: Cultrix, 1983. (original: 1975)
GOMBRICH, Ernst Hans. El sentido de orden: estudio sobre la psicología de las artes decorativas. Barcelona: Editorial Gustavo
Gili, S. A. 1980.
LAROUSSE, Cultural. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. (3ª ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2006. (original: 1945)
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte (5ª ed., 7ª impressão). São Paulo: Editora Ática, 2009. (1ª publicação: Coleção
Buriti, 1966).
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética (3ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1997
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).