O ciclo percepção-expressão: uma abordagem holística da realidade a partir da arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.57-72Palabras clave:
percepção/expressão, conteúdo/forma, causa e efeitoResumen
Fundamentados na interação estética entre conteúdo e forma, visa-se delinear uma relação de equivalência frente aos fenômenos da percepção e da expressão. A partir da análise da interação percepção-expressão inserida na natureza humana, seres orgânicos complexos dotados de consciência, objetiva-se estender a questão tanto aos seres orgânicos mais simples, como até mesmo aos inorgânicos, a fim de generalizar tal interação à realidade em si como é experienciada.Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. (4ª ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora (nova versão). São Paulo: Cengage Learning, 2008.
DORFLES, Gillo. O Devir das Artes (3ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988. (original: 1959)
CAPRA, Fritjof . O Ponto de Mutação (33ª ed.). São Paulo: Cultrix, 2006. (original, 1982).
_____________. O Tao da Física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. São Paulo: Cultrix, 1983. (original: 1975)
GOMBRICH, Ernst Hans. El sentido de orden: estudio sobre la psicología de las artes decorativas. Barcelona: Editorial Gustavo
Gili, S. A. 1980.
LAROUSSE, Cultural. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. (3ª ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2006. (original: 1945)
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte (5ª ed., 7ª impressão). São Paulo: Editora Ática, 2009. (1ª publicação: Coleção
Buriti, 1966).
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética (3ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1997
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).