Derivas acadêmicas em pós-graduação em artes na cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.217-236Keywords:
ilha, arte contemporânea, cidade, universidadeAbstract
Desilha é uma plataforma de pesquisa e ação em arte e cidade, que inclui projeto de pesquisa e cursos regulares oferecidos pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ), sediado na Ilha do Fundão, onde se localiza a cidade universitária. O histórico da construção deste campus universitário reflete as dificuldades de assentamento e concretização do lugar da educação no Brasil, oscilando entre projeto oligárquico e regime autoritário, utopia e inacabamento. Reconhecendo a potência da universidade pública e gratuita como lugar de trocas e amplas transformações hoje, Desilha expandese e toma a cidade como palco para a construção de narrativas avessas à normatividade acadêmica, em uma cidade violentamente impactada pelo desmonte de políticas públicas e pelas consequências das reformas urbanas ocorridas entre a realização dos megaeventos Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). Nessa direção, restaura forças vitais para empreender novas travessias em tempos de crise e ameaças à democracia no Brasil.Downloads
References
BASBAUM, Ricardo. R. Você gostaria de participar de uma experiência artística? (+ NBP). Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2008.
BENTES, Ivana. Vidas-linguagens: deslocamentos subjetivos e reservas de mundo. In Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CONDURU, Roberto. Arquitetura como ilha. In FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (Org.). Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVEBA-UFRJ); Editora Circuito, 2017.
DELEUZE, Gilles. Causas e Razões das Ilhas Desertas. In A Ilha Deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.
DERRIDA, Jacques. O Olho da Universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
DOHERTY, Claire. Situation. Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel Gallery; The MIT Press, 2009.
FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (Org.) Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ); Editora Circuito, 2017. Disponível em http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2017/12/DESILHA-mioloweb.pdf
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In Ditos e escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003
PAPE, Lygia. Favela da Maré ou milagre das palafitas. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ), n. 36, 2018.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental In Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros (catálogo da XXIV Bienal de São Paulo). São Paulo: Fundação Bienal, 1998, p. 33.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Novos Estudos, São Paulo (Cebrap), n. 79, 2007.
SLOTERDIJK, Peter. Esferas III. Espumas. Esferologia plural. Madri: Ediciones Siruela, 2006.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).