Derivas acadêmicas em pós-graduação em artes na cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.217-236Palabras clave:
ilha, arte contemporânea, cidade, universidadeResumen
Desilha é uma plataforma de pesquisa e ação em arte e cidade, que inclui projeto de pesquisa e cursos regulares oferecidos pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ), sediado na Ilha do Fundão, onde se localiza a cidade universitária. O histórico da construção deste campus universitário reflete as dificuldades de assentamento e concretização do lugar da educação no Brasil, oscilando entre projeto oligárquico e regime autoritário, utopia e inacabamento. Reconhecendo a potência da universidade pública e gratuita como lugar de trocas e amplas transformações hoje, Desilha expandese e toma a cidade como palco para a construção de narrativas avessas à normatividade acadêmica, em uma cidade violentamente impactada pelo desmonte de políticas públicas e pelas consequências das reformas urbanas ocorridas entre a realização dos megaeventos Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). Nessa direção, restaura forças vitais para empreender novas travessias em tempos de crise e ameaças à democracia no Brasil.Descargas
Citas
BASBAUM, Ricardo. R. Você gostaria de participar de uma experiência artística? (+ NBP). Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2008.
BENTES, Ivana. Vidas-linguagens: deslocamentos subjetivos e reservas de mundo. In Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CONDURU, Roberto. Arquitetura como ilha. In FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (Org.). Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVEBA-UFRJ); Editora Circuito, 2017.
DELEUZE, Gilles. Causas e Razões das Ilhas Desertas. In A Ilha Deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.
DERRIDA, Jacques. O Olho da Universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
DOHERTY, Claire. Situation. Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel Gallery; The MIT Press, 2009.
FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (Org.) Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ); Editora Circuito, 2017. Disponível em http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2017/12/DESILHA-mioloweb.pdf
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In Ditos e escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003
PAPE, Lygia. Favela da Maré ou milagre das palafitas. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ), n. 36, 2018.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental In Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros (catálogo da XXIV Bienal de São Paulo). São Paulo: Fundação Bienal, 1998, p. 33.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Novos Estudos, São Paulo (Cebrap), n. 79, 2007.
SLOTERDIJK, Peter. Esferas III. Espumas. Esferologia plural. Madri: Ediciones Siruela, 2006.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).