Cura-dor: sobre contágios, fissuras e práticas anticoloniais
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40420Keywords:
curadoria, agenciamento, decolonialidade, movimentos de rebeldiaAbstract
Este breve ensaio tem como aposta refletir sobre algumas dinâmicas curatoriais, seus modos de fazer e pensar tomando como “ponte analítica” uma exposição curada/conjurada por estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro como avaliação final de semestre. Diante de tal aposta reflexiva, buscamos tensionar os conceitos de curadoria como uma prática de resgate das memórias e afe(c)tos coletivos de modo a fissurar para fraturar linhas de forças autoritárias e paradigmas coloniais em voga no campo cultural. O termo cura-dor é uma aposta ética que visa, entre outras coisas, colocar o dedo na ferida colonial para repensar as práticas curatoriais e a construção semiótica através dos agenciamentos coletivos corpos-movimentos.
Downloads
References
ANZALDUA, Gloria. Borderlands: the new mestiza = la fronteira. San Francisco: Aunt Lute, 1987.
BENJAMIN, Walter. As teses sobre o conceito de história. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3957253/mod_resource/content/1/Teses%20sobre%20o%20conceito%20de%20hist%C3%B3ria%20%281%29.pdf. Acesso em 2/12/2019.
DAMASCENO, Wagner Miquéias F. Uma abordagem sócio-histórica das coleções principescas e dos gabinetes de curiosidades. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 35-53, nov. 2014. Disponível em http://ventilando acervos.museus.gov.br/wp-content/ uplo-ads/2015/10/Vol2-Artigo-2-Wagner-Damasceno.pdf. Acesso em 2/12/2019.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2013.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulos: Editora Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, ANPOCS, 1984.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: n-1 editora, 2015.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MBEMBE, Achille. Políticas de Inimizade. Lisboa: Antígona, 2017.
MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da vi-olência. 2016. Disponível em http:// www.issuu.com/amilcapacker/docs/rumo_a_uma_redristribuic_a__o_da_vi. Acesso em 2 dez. 2019.
NARVÁEZ, Iki Yos Piña. La fantasia de asaltar el museo. 2019. Disponível em https:// webcache.googleusercontent.com/search ?q=cache:wDBeu7dUN1IJ:https://pt.scribd.com/document/398222643/La-Fantasia-de-Asaltar-El-Museo+&cd= 2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=safari. Acesso em 2/12/2019.
ROLNIK, Suely; GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografia do desejo. Petrópolis: Vo-zes, 2013.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SOTO, Moana Campos. Dos gabinetes de curiosidade aos museus comunitários: a construção de uma concepção museal a serviço da transformação social. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 48, n. 4, p. 57-81, 2014.
VELHO, Gilberto; ALVITO, Marcos (Org.). Cidadania e violência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora FGV, 1996.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).