Ficção portátil: um passeio pelo catálogo Le Grand Ensemble de Mathieu Pernot
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42729Keywords:
urbanismo, arquitetura, imagem, grandes conjuntos, catálogo de arteAbstract
Entre 2000 e 2007, o artista Mathieu Pernot registrou a destruição, realizada pelo Estado, de várias unidades de habitação social nos subúrbios franceses. Seus registros dão início a uma investigação arqueológica sobre a memória imagética desse símbolo da política habitacional do pós-guerra. Todo esse material recolhido compõe o trabalho intitulado Le Grand Ensemble que o artista publica em um catálogo em 2007. Interagir com seu catálogo não é um retorno saudosista a um momento utópico da história urbanística do pós-guerra ou uma condenação às forças impositivas de uma arquitetura monumental e universalizante; ao contrário, é um confronto com a experiência do mundo contemporâneo que deteriora as instituições, que decompõe a organização social. Sem a necessidade de uma conclusão ou respostas, seu catálogo elaborado apenas com imagens nos abre para um mundo de questões em forma de ficção portátil.
Downloads
References
ARCHIVES NATIONALES. En avion on des-sus de… Dialogue avec Mathieu Pernot et le fonds LAPIE. Paris: Archives nationales, 2017. Disponível em http://www.archives-nationales.culture.gouv.fr/documents/ 10157/124340/dp-mois-photo-2017-web.pdf/221b18a8-bd6c-4b5f-aaa0-0ba9a9a4eb07. Acesso em 13/8/2019.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERTHO, Raphaële. Les grands ensem-bles, Études photographiques, 31, Printemps, 2014. Disponível em https://jour-nals.openedition.org/etudesphotographiques/3383. Acesso em 9/12/2019.
BORGES, Jorge Luís. Obras completas, 1975-1988. Barcelona: Emecé Editores, 1996.
CANTEUX, Camille. Filmer les grands en-sembles. Paris: Ed. Creaphis Editions, 2014.
COHEN, Jean-Louis. O futuro da arquitetu-ra desde 1889. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
COSTA, Luiz. C. O contato com o mundo: ambiguidades da fotografia de Mathieu Pernot. ARS, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 164-177, 15 jul. 2016. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/117629. Acesso em 21/8/2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps: Histoire de L'art et Anachronisme et Image. Paris: Editora Minuit, 2000.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sortir du gris, extrait du texte publié dans La Traversée. Paris: édition du jeu de paume et du point du jour, 2014. Disponível em https://www.mathieupernot.com/textes_14.php. Acesso em 14/6/2019.
DUPEYRAT, Jérôme. Les livres d’artistes entre pratiques alternatives à l’exposition et pratiques d’exposition alternatives. Art et histoire de l’art. Université Rennes 2, 2012. Disponível em https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00772314/document. Acesso em 1/1/2020.
EPSTEIN, Renaud. Un jour, une ZUP, une carte postale. Disponível em https://twitter.com/renaud_epstein. Acesso em 21/8/2019.
FOURCAUT, Anne. Les premiers grands ensembles en région parisienne: Ne pas refaire la banlieue? French Historical Stud-ies, v. 27, n. 1, 2004.
JENCKS, Charles. El lenguaje de la arquitectura posmoderna. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1986.
JOANNIS-DEBERNE, Henri. Parlez-moi d'amour... avec des fautes d’orthographe. Paris: Payot, 2008
LE CORBUSIER. Aircraft. Londres: Trefoil Publications Ltd, 1967. Disponível em https://www.irenebrination.com/files/lecorbusier_aircraft.pdf. Acesso em 21/2/2020.
LE CORBUSIER. A Carta de Atenas. São Paulo: Hucitec; Edusp, 1993.
LE CORBUSIER. La Ville Radieuse: éléments d’une doctrine d’urbanisme pour l’équipement de la civilisation machiniste. Paris: Vincent Fréal & Cie, 1933.
LE CORBUSIE. Por uma Arquitetura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.
PERNOT, Mathieu. Le Grand Ensemble. Cherbourg-Octeville: Le Point du Jour Éditeur, 2007.
SONTAG, Susan. Objetos de melancolia In Sobre Fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004, pp. 63-97.
VOLLAIRE, Louis. La carte postale n'est pas un gadget. Communication & Langages, n. 31, pp. 87-104, 1976. Disponível em https://www.persee.fr/doc/colan_ 0336-1500_1976_num_31_1_4324. Acesso em 13/2/2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).