Taxonomia como procedimento

Autores/as

  • Marcos Bonisson

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.87-104

Palabras clave:

Hélio Oiticica, taxonomia, Nova York

Resumen

O artigo Taxonomia como procedimento foi adaptado de um dos capítulos
da dissertação de mestrado do autor intitulada Hélio Oiticica em Nova York (1970-1978): experiência em campo ampliado, concluído no curso de mestrado em artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF) entre 2011 e 2013. A pesquisa foi baseada no vasto legado do artista em obras, escritos, filmes, gravações e, em especial, nos arquivos do Projeto Hélio Oiticica (PHO). O texto aborda tópicos interligados que conduzem objetivamente para a experiência seminal de Oiticica em Nova York. Desde seus procedimentos taxonômicos às ideias que perpassam o que o artista designou inicialmente de Newyorkaises e mais tarde por Conglomerado. As informações apresentadas aqui refletem sobre aspectos da linguagem inconsútil de Hélio Oiticica.

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Cómo citar

Bonisson, M. (2018). Taxonomia como procedimento. REVISTA POIÉSIS, 15(23), 87-104. https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.87-104