Da arte pública à esfera pública política da arte

Autores/as

  • Gisele Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.33-44

Palabras clave:

arte pública, arte e esfera pública, o político

Resumen

O texto tem como ponto de partida as transformações decorrentes da problematização e consequente politização da noção de “arte pública”. Predominante nos discursos interessados na relação entre arte e política a partir dos anos 1970, tal noção vai dando lugar pouco a pouco à expressão “arte e esfera pública”. A fim de investigar essa passagem,
torna-se necessário aprofundar a reflexão sobre o “público” e o “político”.
Para isso, recorremos a alguns pressupostos e posicionamentos que, embora tradicionalmente pertencentes ao campo mais específico da teoria política, são produtivos na hora de convocar o potencial político da arte. A discussão avança sobre as diversas possibilidades de entendimento do conceito de “esfera pública”, tendo como consequência suas implicações na arte atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BLANCO, Paloma; CARRILLO, Jesús; CLARAMONTE, Jordá; EXPÓSITO, Marcelo (eds.). Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2001.

BRITO, Ronaldo. O Moderno e o Contemporâneo (o novo e o outro novo). In: BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.

BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. In: Revista Arte & Ensaios, n. 7, p. 178-197, nov. 2000.

CARRILLO, Jesús; et al (eds.). Desacuerdos: sobre arte, políticas y esfera pública en el Estado español. Barcelona / San Sebastián /

Granada: MACBA / Arteleku / UNIA, 2004.

FELSHIN, Nina (ed.). But is it Art? The Spirit of Art as Activism. Seattle: Bay Press, 1994.

FRASER, Andrea; ALBERRO, Alexander (ed.). What is Intangible, Transitory, Mediating, Participatory, and Rendered in the Public

Sphere? In: Museum Highlights: The Writings of Andrea Fraser. Cambridge: The MIT Press, 2005.

FRASER, Nancy. Justice Interruptus: Critical Reflections on the ‘Postsocialist’ Condition. Londres / Nova York: Routledge, 1997.

HABERMAS, Jürgen. HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade

burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Empire. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

JACOB, Mary Jane; BRENSON, Michael; OLSON, Eva M. (eds); Culture in Action: A Public Art Program of Sculpture Chicago. Seattle: Bay Press, 1995.

KLUGE, Alexander; NEGT, Oskar. Öffentlichkeit und Erfahrung. Zur Organisationsanalyse von bürgerlicher und proletarischer

Öffentlichkeit. Frankfurt / Main: Edition Suhrkamp, 1972.

KWON, Miwon. One Place After Another: Site-specific Art and Locational Identity. Cambridge / Londres: The MIT Press, 2004.

LACY, Suzanne (ed.). Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle: Bay Press, 1994.

MARCHART, Oliver. Public Art. In: FRANZEN, Brigitte; KÖNIG, Kasper; PLATH, Catarina (eds.). Sculpture Projects Muenster 07.

Münster: LWL-Landesmuseum für Kunst und Kulturgeschichte, 2007.

MITCHELL, W. J. T. (ed.). Art and the Public Sphere. Chicago / Londres: University of Chicago Press, 1992.

MOUFFE, Chantal; LACLAU, Ernesto. Hegemony and Socialist Strategy: Towards a Radical Democratic Politics. Londres / Nova York: Verso, 1985.

MOUFFE, Chantal. Cultural Workers as Organic Intellectuals. In: SCHMIDT-WULFFEN, Stephan; et al. (eds.). The Artist as Public

Intellectual? Wien: Akademie der Bildenden Künst Wien/Schlebrügge Editor, 2008.

MOUFFE, Chantal. Prácticas artísticas y democracia agonística. Barcelona: MACBA / UAB, 2007.

RAVEN, Arlene (ed.). Art in Public Interest. Nova York: Da Capo Press, 1989.

ROSLER, Martha; WALLIS, Brian (ed.). If You Lived Here: the City in Art, Theory and Social Activism. Nova York: Dia Art Foundation,

Schmitt , Carl. El concepto de lo político: Texto de 1932 con un prólogo y tres corolarios. (versión de Rafael Agapito). Madrid: Alianza Editorial, 2006.

VIRNO, Paolo. Gramática de la Multitud: Para un análisis de las formas de vida contemporâneas. Madrid: Traficantes de Sueños, 2003.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1994.

##submission.downloads##

Cómo citar

Ribeiro, G. (2018). Da arte pública à esfera pública política da arte. REVISTA POIÉSIS, 13(20), 33-44. https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.33-44