La mujer, para ser escuchada, necesita gritar muy fuerte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52052

Palabras clave:

Jocy de Oliveira, Arte Contemporáneo, Arte Sonoro, Multimedia

Resumen

Una entrevista, realizada en el balcón de la biblioteca de la Escuela de Artes Visuales Parque Lage como parte del proyecto Arte Sonora, es el punto de partida para el ensayo que aborda cómo la condición de la mujer y las cuestiones generacionales tuvieron efectos en la producción, en la dimensión sonora y en la noción de “tiempo desestructurado” de esta singular artista que es Jocy de Oliveira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franz Manata

Franz Manata é artista, pesquisador e professor. Doutorando em Tecnologias da Comunicação e Estética, na Escola de Comunicação da UFRJ, com mestrado em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ.  Desde 2004 é professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Como artista trabalha em parceria com Saulo Laudares, desenvolvendo o duo Manata Laudares, desde 1998. São representados pela Sé Galeria, em São Paulo.

Jocy de Oliveira Oliveira, Artista independente, Brasil

Jocy de Oliveira é uma compositora, pianista, escritora e artista multimídia brasileira, que desenvolve uma obra que mistura música, teatro, cinema, instalações, textos e vídeos. Ainda jovem, iniciou uma carreira de pianista bem-sucedida (Jocy passou por sólida formação por aqui e fora do Brasil. Estudou piano com José Kliass, em São Paulo, e Marguerite Long, em Paris. Recebeu o título de Master of Arts pela Washington University em St. Louis, Missouri, EUA), e hoje ocupa a Cadeira no 32 da Academia Brasileira de Música. Já recebeu vários prêmios, como Guggenheim Foundation (2005), Rockefeller Foundation (1983 e 2007), Bogliasco Foundation e New York Council on the Arts, e segue com atividade intensa de criação em sua própria companhia, o Ensemble Jocy de Oliveira.

Pioneira na música eletrônica no Brasil ao apresentar sua primeira obra eletroacústica multimídia — Apague meu spotlight, de 1961, na Semana de Música Eletrônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em São Paulo —, Jocy compôs a ópera que integra a peça em parceria com Luciano Berio, um dos nomes mais representativos da música eletroacústica à época. Sua apresentação foi um momento transgressor por vários aspectos: o próprio festival, organizado por Jocy e pelo maestro Eleazar de Carvalho, iria influenciar vários artistas, a ponto de estimular, por exemplo, Jorge Antunes, depois de assistir David Tudor apresentar Kontakt de Stockhausen, a produzir o disco Música eletrônica, pioneiro no Brasil.

Citas

Notas

(1) Blog do IMS, https://blogdoims.com.br/um-disco-que-nao-existiu/. Consultado em 14/4/2021.

(2) Oliveira, Jocy de. Diálogo com cartas. São Paulo; Rio de Janeiro: Sesi; Oi Futuro, 2014.

(3) Oliveira, Jocy de. Diálogo com cartas. São Paulo; Rio de Janeiro: Sesi; Oi Futuro, 2014, p. 11.

(4) Women's Liberation Movement (WLM) ou Movimento de Libertação das Mulheres foi um alinhamento político das mulheres e do intelectualismo feminista que emergiu no final dos anos 1960 e continuou na década de 1980, principalmente nas nações industrializadas do mundo ocidental, que efetuou grandes mudanças (políticas, intelectuais, culturais) em todo o mundo. [Fonte: Wikipédia]

(5) Vice, consultada em 15/4/2021, https://www.vice.com/pt/article/a33m75/jocy-de-oliveira-fala-sobre-o-classico-eletroacustico-estorias-para-voz.

(6) Vice, consultada em 15/4/2021, https://www.vice.com/pt/article/a33m75/jocy-de-oliveira-fala-sobre-o-classico-eletroacustico-estorias-para-voz.

(7) Pandit Pran Nath foi um cantor clássico indiano e professor do estilo de canto Kirana Gharana. Promovendo os princípios tradicionais do raga, Nath exerceu uma influência sobre notáveis músicos minimalistas e de jazz americanos, incluindo La Monte Young, Terry Riley e Don Cherry. [Fonte: Wikipedia]

(8) Shruti ou śruti é uma palavra sânscrita, encontrada nos textos védicos do hinduísmo, onde significa letra e “o que é ouvido” em geral. Também é um conceito importante na música indiana, significando o menor intervalo de altura que o ouvido humano pode detectar e um cantor ou instrumento musical pode produzir. O conceito musical shruti é encontrado em textos sânscritos antigos e medievais, como o Natya Shastra, o Dattilam, o Brihaddeshie o Sangita Ratnakara. Chandogya Upanishad fala da divisão da oitava em 22 partes. [Fonte: Wikipedia]

(9) A Tala (IAST tāla), às vezes soletrado Titi ou Pipi, significa literalmente uma “palma, batendo a mão no braço, uma medida musical”. É o termo usado na música clássica indiana para se referir à métrica musical, ou seja, qualquer batida ou batida rítmica que mede o tempo musical. A medida é normalmente estabelecida batendo palmas, acenando, tocando os dedos na coxa ou a outra mão, verbalmente, batendo em pequenos címbalos ou um instrumento de percussão nas tradições subcontinentais indianas. Junto com a raga, que forma o tecido de uma estrutura melódica, a tala forma o ciclo de vida e, portanto, constitui um dos dois elementos fundamentais da música indiana. [Fonte: Wikipedia]

(10) O Festival de Música de Tanglewood é realizado todo verão na localidade de Tanglewood, Lenox, em Berkshire Hills, no oeste de Massachusetts.

(11) Teatro dos Sete é uma companhia de teatro fundada no Rio de Janeiro, em 1959, pelo diretor Gianni Ratto e pelos atores Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Fernando Torres.

(12) O Studio de Fonologia Musical da Radio Milano foi fundado em 1955 em Milão, após uma iniciativa conjunta de Luciano Berio e Bruno Maderna.

Publicado

2022-07-01

Cómo citar

Manata, F. ., & Oliveira, J. de O. (2022). La mujer, para ser escuchada, necesita gritar muy fuerte. REVISTA POIÉSIS, 23(40), 141-157. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52052