O Dossiê Gestão Cultural e Diversidade foi expandido e receberá submissões até 28/fev/2023 e também integrará a edição de setembro de 2022
Com atenção à diversidade das formas de gestão cultural encontradas nos países latino-americanos, este dossiê busca reflexões e experiências que sinalizem a insuficiência da racionalidade mercantil na abordagem da gestão, considerando a complexidade do alcance da cultura, do desenvolvimento e da sustentabilidade.
Levando em consideração a profunda desigualdade que perpassa a região e o apagamento das experiências dos sujeitos historicamente excluídos, propomos debater experiências de gestão cultural que atuam no fortalecimento de laços de proximidade, das relações de confiança, do desenvolvimento territorial e da cidadania. Interessa-nos, também, investigações que problematizem o papel do Estado no fomento dessas iniciativas, que, mesmo às vezes não sendo viáveis economicamente, revelam-se sustentáveis por sua utilidade social.
A chamada está aberta para artigos de cunho teórico e/ou apoiados em dados empíricos que contribuam para o debate sobre a diversidade das formas de gestão cultural, em especial aqueles que proponham a diversificação de referências de análise e abordagens multi/inter/transdisciplinares.
Sugerimos para este Dossiê que os artigos enviados possam:
- Discutir as contribuições das investigações realizadas por grupos de pesquisa ou pesquisadores/as latino-americanos/as que identificam seu trabalho no campo da Gestão e das Políticas Culturais;
- Mapear projetos, experiências e pesquisas de grupos e organizações da sociedade civil que trabalhem com uma perspectiva plural de Gestão Cultural contemplando a abordagem comunitária, territorial e solidária.
- Identificar especificidades dos estudos em Gestão Cultural, caso das contribuições críticas nas áreas de Ciências Sociais; Economia e Administração; Políticas Públicas; Ciências da Informação; Produção Cultural; Comunicação e Cultura; dentre outras.
- Indicar caminhos ou perspectivas para os desafios contemporâneos da Gestão Cultural na América Latina.
Os artigos devem ter, como mínimo, uma parte teórica ou fundamentação científica e outra parte pode reunir sistematização de experiências, entrevistas, fotografias, etc. Serão aceitos textos em português e espanhol com pelo menos um(a) autor(a) doutor(a). Todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma.O lançamento desta edição será em setembro de 2023, e o prazo para envio das submissões é até 28 de fevereiro de 2023.
O dossiê Gestão Cultural e Diversidade tem editoria de Laura Bezerra (UFRB), Luana Vilutis (Observatório da Diversidade Cultural/ODC e FLACSO/Brasil), Carlos Yáñez Canal (Universidad Nacional de Colombia).
As submissões devem ser feitas diretamente no site da revista https://periodicos.uff.br/pragmatizes/index As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions