O dossiê 25a: IMAGENS REFLEXAS SOBRE OS ENCONTROS DE SABERES NAS UNIVERSIDADES teve o prazo de submissão de artigos ampliado para até 31 de março de 2023.

2023-02-28

Ao tratar de encontros de saberes, nos referimos aqui aos mais diversos projetos e ações que têm contribuído para a inclusão de saberes tradicionais e de seus próprios detentores nas universidades, sejam eles mestres e mestras de comunidades afro-brasileiras, indígenas, populares ou de movimentos de resistência cultural. Encontros de saberes devem ser necessariamente heterogêneos, polifônicos e dialógicos e visam transformar as universidades em espaços mais plurais, representativos e democráticos, Dessa forma, tais encontros e cruzamentos somam-se assim ao processo de descolonização e contracolonização do ensino superior, impulsionado pelos movimentos sociais e políticas afirmativas, assim como pelas alianças e confluências entre mestres e mestras populares e a comunidade acadêmica em geral.

Essas iniciativas têm, em alguma medida, se desenvolvido como um processo complementar de inclusão epistêmica, no contexto da implementação de cotas étnico-racias e de outras políticas de ações afirmativas nas universidades. Tais experimentos vêm tensionando os modelos eurocêntricos de ensino-aprendizagem fortemente alicerçados na atomização do conhecimento, na hipertrofia da escrita, na separação entre corpo e mente, na dicotomização entre sujeito e objeto, na meritocracia, etc. 

Dentre essas ações e projetos, vale destacar o movimento iniciado na Universidade de Brasília (UnB) a partir de 2010, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI) e que tem se expandido significativamente para diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Seu objetivo principal é a incorporação de mestres das artes e ofícios dos saberes tradicionais como professores colaboradores em atividades de ensino e pesquisa, em parceria com docentes das universidades. Vem também desafiando e provocando a universidade a repensar seus protocolos administrativos de modo a permitir acolher e remunerar mestres e mestras de tradições, contribuindo para a construção de um ambiente acadêmico mais diversificado e inclusivo em que as práticas orais e vocais, o conhecimento sensível, os afetos, as corporalidades e as espiritualidades ganhem espaço. Percebe-se ainda que os estudantes e professores que tomam parte desses encontros frequentemente passam por uma transformação subjetiva e existencial importante, envolvendo reconhecimentos identitários, de gênero e étnico-raciais. 

Nesse contexto, essa chamada está aberta para artigos teóricos e de base empírica que contribuam para a reflexão e o compartilhamento de uma diversidade de experiências, inquietações e desafios relativos aos encontros e diálogos de saberes e sobre suas novas proposições metodológicas, epistemológicas, administrativas, pedagógicas e avaliativas. O dossiê está aberto à submissão de artigos inéditos, ensaios e entrevistas, e consideram-se particularmente bem-vindos artigos produzidos em co-autoria com mestres e mestras de tradições, em que a própria textualização seja também objeto de reflexão, experimentação e inquirição. 

Esperamos que esse dossiê possa contribuir para o compartilhamento de experiências fecundas em torno de pedagogias dialógicas mais inter e transdisciplinares, e para que o cuidado e o respeito pela diversidade seja uma base ética para a formulação de novas veredas nas práticas de pesquisa, extensão e ensino das universidades.


O dossiê integrará a edição de setembro de 2023, e o prazo para envio das colaborações é até 28 de fevereiro de 2023, através do site da revista http://periodicos.uff.br/pragmatizes/

 

Destacamos que as normas editoriais do periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma.

As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions