A Televisão e a Música Popular Brasileira: Histórias que se entrelaçam.

Autores

  • Marildo J. Nercolini Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10361

Resumo

A consolidação da televisão no Brasil e a construção e consolidação da Música Popular Brasileira – MPB estão mais conectados do que normalmente se supõe. O que o rádio representou para os cantores nas décadas de 40 e 50, a televisão passou a fazê-lo para a geração de cantores dos anos 60, especialmente através dos festivais da canção e dos programas musicais que buscavam abarcar as diferentes tendências então existentes. Se a televisão valeu-se dos criadores da MPB para conquistar público e firmar-se no mercado; por seu lado, esses criadores-músicos, através da televisão, tornaram-se conhecidos e tiveram suas canções e ideias divulgadas para públicos massivos.

Palavras-chave: MPB, televisão, Brasil dos anos 60.

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Biografia do Autor

Marildo J. Nercolini, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas e Territorialidade, Coordenador e professor do Curso de Estudos de Mídia, Departamento de Estudos Culturais e Mídia - UFF. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS.

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Publicado

2013-04-16

Como Citar

Nercolini, M. J. (2013). A Televisão e a Música Popular Brasileira: Histórias que se entrelaçam. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 1(4), 92-107. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10361

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)