Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado

Autores

  • Gisela G S Castro Docente e Pesquisadora do PPGCOM ESPM, São Paulo. Pós-doutoranda no departamento de Sociologia do Goldsmiths College, Londres, onde desenvolve pesquisa sobre o envelhecimento nas culturas midiática e do consumo sob supervisão de Mike Featherstone.

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10373

Resumo

No conjunto dos estudos multidisciplinares que caracterizam o campo da Comunicação, o consumo tornou-se um tema de destaque que tem merecido análises a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Como denominador comum, entende-se que se trata de um vetor central na constituição da experiência contemporânea num mundo crescentemente regido por processos de globalização econômica e cultural. A principal motivação deste artigo é oferecer uma cartografia comentada das principais vertentes dos estudos do consumo nas ciências sociais. Pretende-se desse modo chamar a atenção para essa temática de investigação e dar a conhecer algumas das reflexões no campo  ao dialogar com o oportuno tema selecionado pelos editores para este dossiê de Pragmatizes, a saber: cultura e práticas de consumo.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Castro, G. G. S. (2014). Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (6), 58-71. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10373

Edição

Seção

Dossiê 4:Cultura e Práticas de Consumo