POLÍTICAS CULTURAIS, PROCESSOS SEMIÓTICOS: A BANDEIRA E A FESTA DO DIVINO EM MOGI DAS CRUZES, SÃO PAULO.

Autores

  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Marcia das Dores Cunha Alves Valim Universidade de Mogi das cruzes
  • Rosália Maria Netto Prados Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i8.10403

Resumo

Este artigo trata de uma análise semiótica da Festa do Divino de Mogi das Cruzes, para uma reflexão sobre processos de significação e cultura. Assim como em outras partes do continente latino-americano, na região do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes, a Festa do Divino é um elemento significativo na constituição do patrimônio cultural. É, sem dúvida, um dos sistemas simbólicos que constituem o processo de identificação do mogiano, mesmo para aqueles que, por questões religiosas ou outras, não aceitam ou participam desta festa. Propõe-se um estudo dos discursos, mais especificamente da produtividade discursiva da festa, à luz da Semiótica do Discurso, e seus efeitos de sentido, para a constituição do sujeito no contexto das políticas culturais locais. Selecionou-se a Bandeira do Divino, um texto não-verbal, para uma análise das relações intra e interdiscursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

Marcia das Dores Cunha Alves Valim, Universidade de Mogi das cruzes

Professora da Educação Infantil Municipal de São Paulo e Mestranda em Políticas Públcias da UMC

Rosália Maria Netto Prados, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Linguística e Semiótica pela USP e pesquisadora no Mestrado em Políticas Públcias da UMC

Referências

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc, 2003.

CAMPOS, J.F. (org. e dir.) O Divino em Mogi das Cruzes: quatrocentos anos de devoção, aspectos históricos e iconográficos. Mogi das Cruzes: Associação Pró Festa do Divino Espírito Santo. 2013.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.

ERIKSEN, T.H. Some questions about flags. IN. ERIKSEN, T.H., JENKINS, R. (ed.) Flag, Nation and Symbolism in Europe and America. routledge. London/ New York.2007

GREIMAS, A. J. Del Sentido II. Ensaios semioticos. Madrid: Gredos, 2001.

GREIMAS, A.J.; FONTANILLE, J. Semiótica das Paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ed. Ática, 1993.

LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: Papirus Ed. 1989.

LINS, I. MARTINS, V. Bandeira do Divino. Disponível em <http://www.radio.uol.com.br/letras-e-musicas/ivan-lins/bandeira-do-divino/654 381?cmpid=clink-rad-ms> Acesso em 13 de dezembro de 2014.

MELO, E.M., BONINI, L.M.M. Criatividade na cultura popular: a semiótica das políticas públicas de sustentabilidade. Acta Semiótica et Lingvistica, v. 17, n.2, 2012. pp 80-89

MOGI DAS CRUZES. Decreto 7.970 de 10 de setembro de 2007. Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes e Conselho Municipal de Cultura. In. www.mogidascruzes.gov.sp.br Acesso em 12.01.2015

PAIS C. T. Propaganda e Publicidade no interdiscurso. Os sujeitos dos discursos científico e tecnológico em busca de seus objetos de valor. In Revista Philologus. Ano 11, nº 31. Rio de Janeiro:CIFEFIL, jan/abril, 2005.

__________Considerações sobre a Semiótica das Culturas, uma ciência da interpretação: inserção cultural, transcodificações transculturais. In. Acta Semiótica et Linguistica. Vol. 11. Ano 30. São Paulo: 3ª Margem, 2007, p. 149-157.

PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphin. O sincretismo entre a semiótica verbal e visual. Revista Intercâmbio. Vol. XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006. Disponível em <http://www4.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/pietroforte.pdf> Acesso em 14 de dezembro de 2014.

PORTAL G1. Festa do Divino Espírito Santo, 2014. Disponível em < http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/festa-do-divino/2014/noticia /2014/04/artesaos-ja-produzem-bandeiras-para-festa-do-divino-de-mogi-das-cruzes.html> Acesso em 18 de novembro de 2014.

Downloads

Publicado

2015-03-04

Como Citar

Bonini, L. M. de M., Valim, M. das D. C. A., & Prados, R. M. N. (2015). POLÍTICAS CULTURAIS, PROCESSOS SEMIÓTICOS: A BANDEIRA E A FESTA DO DIVINO EM MOGI DAS CRUZES, SÃO PAULO. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (8), 82-91. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i8.10403

Edição

Seção

Dossiê 8: Políticas Culturais na América Latina