POLÍTICAS CULTURAIS, PROCESSOS SEMIÓTICOS: A BANDEIRA E A FESTA DO DIVINO EM MOGI DAS CRUZES, SÃO PAULO.
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i8.10403Resumo
Este artigo trata de uma análise semiótica da Festa do Divino de Mogi das Cruzes, para uma reflexão sobre processos de significação e cultura. Assim como em outras partes do continente latino-americano, na região do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes, a Festa do Divino é um elemento significativo na constituição do patrimônio cultural. É, sem dúvida, um dos sistemas simbólicos que constituem o processo de identificação do mogiano, mesmo para aqueles que, por questões religiosas ou outras, não aceitam ou participam desta festa. Propõe-se um estudo dos discursos, mais especificamente da produtividade discursiva da festa, à luz da Semiótica do Discurso, e seus efeitos de sentido, para a constituição do sujeito no contexto das políticas culturais locais. Selecionou-se a Bandeira do Divino, um texto não-verbal, para uma análise das relações intra e interdiscursivas.
Downloads
Referências
BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc, 2003.
CAMPOS, J.F. (org. e dir.) O Divino em Mogi das Cruzes: quatrocentos anos de devoção, aspectos históricos e iconográficos. Mogi das Cruzes: Associação Pró Festa do Divino Espírito Santo. 2013.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.
ERIKSEN, T.H. Some questions about flags. IN. ERIKSEN, T.H., JENKINS, R. (ed.) Flag, Nation and Symbolism in Europe and America. routledge. London/ New York.2007
GREIMAS, A. J. Del Sentido II. Ensaios semioticos. Madrid: Gredos, 2001.
GREIMAS, A.J.; FONTANILLE, J. Semiótica das Paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ed. Ática, 1993.
LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: Papirus Ed. 1989.
LINS, I. MARTINS, V. Bandeira do Divino. Disponível em <http://www.radio.uol.com.br/letras-e-musicas/ivan-lins/bandeira-do-divino/654 381?cmpid=clink-rad-ms> Acesso em 13 de dezembro de 2014.
MELO, E.M., BONINI, L.M.M. Criatividade na cultura popular: a semiótica das políticas públicas de sustentabilidade. Acta Semiótica et Lingvistica, v. 17, n.2, 2012. pp 80-89
MOGI DAS CRUZES. Decreto 7.970 de 10 de setembro de 2007. Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes e Conselho Municipal de Cultura. In. www.mogidascruzes.gov.sp.br Acesso em 12.01.2015
PAIS C. T. Propaganda e Publicidade no interdiscurso. Os sujeitos dos discursos científico e tecnológico em busca de seus objetos de valor. In Revista Philologus. Ano 11, nº 31. Rio de Janeiro:CIFEFIL, jan/abril, 2005.
__________Considerações sobre a Semiótica das Culturas, uma ciência da interpretação: inserção cultural, transcodificações transculturais. In. Acta Semiótica et Linguistica. Vol. 11. Ano 30. São Paulo: 3ª Margem, 2007, p. 149-157.
PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphin. O sincretismo entre a semiótica verbal e visual. Revista Intercâmbio. Vol. XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006. Disponível em <http://www4.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/pietroforte.pdf> Acesso em 14 de dezembro de 2014.
PORTAL G1. Festa do Divino Espírito Santo, 2014. Disponível em < http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/festa-do-divino/2014/noticia /2014/04/artesaos-ja-produzem-bandeiras-para-festa-do-divino-de-mogi-das-cruzes.html> Acesso em 18 de novembro de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.