MUSEUS NO BRASIL: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE PERFIS

Autores

  • ANA FLAVIA MACHADO Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nayara Souza Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
  • Larissa Machado

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10423

Resumo

Este trabalho tem por objetivo construir uma tipologia de museus, utilizando como fonte básica o Cadastro Nacional de Museus (CNM) do IBRAM aplicado à estatística multivariada de formação clusters. Tipologias são nada mais do que classificações que, em um conjunto heterogêneo, desenham tipos de maior uniformidade e, com isso, contribuem para reconhecimento e formulação de políticas públicas. Neste estudo, para além da distribuição espacial, incluímos variáveis socioeconômicas referentes aos municípios onde se localizam os museus, como também características referentes a esses equipamentos. São identificados seis perfis de museus no Brasil, observando-se que a concentração em determinadas unidades da federação, tamanho de município e tipo de gestão tendem a ser as variáveis mais relevantes para descrição desses tipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA FLAVIA MACHADO, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada no Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Área de pesquisa Economia da Cultura. Pesquisadora em Produtividade do CNPq

Referências

BEDATE, A.M., HERRERO, L.C. & SANZ, J.A... Economic valuation of a contemporary art museum: correction of hypothetical bias using a certainty question.Journal of Cultural Economics 33(3), 185-199, 2009.

BILLE, T; SCHULZE, G. G. Culture in urban and regional development. In: GINSBURGH, Victor A.; THROSBY, David (Eds.). Handbook of the Economics of Art and Culture.Oxford: North-Holland Elsevier, 2008.

CWI, D. Public support of the arts: three arguments examined. Journal of Cultural Economics, 4(2), p. 39-62, 1980.

DINIZ, S. C. ; MACHADO, A. F. . Analysis of the Consumption of Artistic-Cultural Goods and Services in Brazil.Journal of Cultural Economics , v. 35, p. 1-18, 2011.

FARIA, D.; MACHADO, A. F. . Factors associated to art museum visitation: the Inhotim case. Business Management Review (BMR), v. 5, p. 196-207, 2015.

FREY, B; MEIER, S.The economics of museums.In: GINSBURGH, Victor.; THROSBY, David (Eds.). Handbook of the Economics of Art and Culture.Oxford: North-Holland Elsevier, 2008.

IBRAM. Museus e a dimensão econômica: da cadeia produtiva à gestão sustentável. Brasília, 2014.

MINGOTI, S. A. Análise de dados através de estatística multivariada. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

PASTERNAK, S. e BÓGUS, L. A distribuição dos equipamentos culturais numa cidade segregada: São Paulo. In: XII Seminário da Rede Iberoamericana sobre Globalização e Território em Belo Horizonte, 2012.

SANZ, J.A.L. & HERRERO, L.C.P. Valoración de bienes públicos relativos al patrimonio cultural. Aplicación comparada de métodos de estimación y análisis de segmentación de demanda. Hacienda Pública Española, nº178, 2006.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

MACHADO, A. F., Souza, N., & Machado, L. (2016). MUSEUS NO BRASIL: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE PERFIS. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (10), 38-52. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10423

Edição

Seção

Dossiê 10: Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América