Políticas de comunicação no Brasil: a proposta de um novo marco regulatório para a radiodifusão

Autores

  • Carlos Henrique Demarchi UNESP
  • Maria Teresa Kerbauy UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10425

Resumo

O presente artigo analisa a proposta de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil. Descreve, sob o ponto de vista dos aportes teóricos da economia política da comunicação, como a legislação existente e a ausência de intervenção do Estado dificultam os avanços na implementação de políticas para o setor. O estudo mostra ainda que, apesar de o modelo histórico de concentração dos meios não ter sofrido alterações, o debate público sobre mudanças no marco legal avançou com as ações de atores da sociedade civil organizada, como o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Demarchi, UNESP

Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", na linha de pesquisa “Gestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiática”. Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/campus de Bauru (2007). Tem experiência nas áreas de jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Atualmente, é professor no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) e ocupa o cargo de repórter legislativo em caráter efetivo na Câmara Municipal de Araçatuba (SP). Tem interesses de estudo e orientação nos seguintes temas: políticas de comunicação, economia política da comunicação, radiodifusão, televisão aberta, democratização e marco regulatório das comunicações.

Maria Teresa Kerbauy, UNESP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1968). Mestrado (1979) e Doutorado (1992) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-doutorado em Ciência Política pelo Instituto Iberoamérica - Espanha (2011). Bolsa produtividade em pesquisa. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp/ campus de Bauru.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Demarchi, C. H., & Kerbauy, M. T. (2016). Políticas de comunicação no Brasil: a proposta de um novo marco regulatório para a radiodifusão. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (10), 66-76. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10425

Edição

Seção

Dossiê 10: Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América