Manaus, 2014: o carnaval que nunca terminou
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10430Resumo
Tomando o momento da apuração das notas dos desfiles das escolas de samba como decisivo passamos neste artigo a analisar as redes sociais articuladas pelas escolas de samba ao longo da preparação do carnaval como cisões e rixas próprias da competição entre as escolas de samba. Para tanto tomaremos o caso da apuração das notas dos desfiles em Manaus (AM) no carnaval 2014. Simultaneamente ao tomarmos este momento como desfecho de um ciclo dramático compomos um quadro completo das relações das agremiações com o poder publico. Finalmente aprofundamos o significado da apuração para a manifestação carnavalesca das escolas de samba.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Hiram; JÓRIO, Amaury. Natal: o homem de um braço só. Rio de Janeiro: Guavira Editores, 1975.
BARBIERI, Ricardo José. A Acadêmicos do Dendê quer brilhar na Sapucaí. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.
BARBIERI, Ricardo José. Apuração no Terreirão: discutindo redes no carnaval In: Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p.173-182, 2009.
CAVALCANTI, Maria Laura. Carnaval, Ritual e Arte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
CAVALCANTI, Maria Laura. O indianismo revisitado pelo boi-bumbá. Notas de pesquisa. In: Sonmalu. Revista de estudos amazônicos. Nº 2. Ano 2. p.127-136. Manaus: Editora Valer, 2002.
FERREIRA, Felipe. O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
SALES, Daniel. É tempo de sambar: história do carnaval de Manaus(com ênfase às escola de samba). Manaus: Editora Nortemania, 2008.
TURNER, Victor. Schism and continuity in African Society: a study of Ndembu village life. Manchester: Manchester University Press, 1996 [1957].
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.