Escolas de Samba nos Pampas: textos e contextos da interculturalidade no carnaval de Uruguaiana
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10431Resumo
O artigo propõe refletir sobre o carnaval das Escolas de Samba de Uruguaiana, município localizado na região dos Pampas no estado do Rio Grande do Sul, na tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai. A interculturalidade que permeia o evento carnavalesco, com a manipulação das referências simbólicas acerca da cultura regional e nacional e nas relações de trocas fomentadas entre o carnaval local e o carnaval carioca, faz com que a fundamental dimensão da translocalidade sugira a análise de sua forma artística, a história de seu surgimento e as principais características do envolvimento social que o promove. Os circuitos carnavalescos existentes, assim como as múltiplas circulações de sambistas e objetos nas fases preparatórias e nos seus desfiles competitivos, nos remetem a pensar em diferentes possibilidades teórico-metodológicas de investigar os fenômenos das culturas populares dentro, nas margens e fora do país.
Downloads
Referências
COMAROFF, Jean and John. Ethnography on an Awkward Scale: Postcolonial Anthropology and the Violence of Abstraction. Ethnography, v.4, 2003. p. 147-179.
DANOVA FILHO, José. Origens das Escolas de Samba de Uruguaiana. Caderno de Cultura, Uruguaiana, v.1, fevereiro de 2000.
DUARTE, Ulisses Corrêa. Carnavais Além das Fronteiras: circuitos carnavalescos e relações interculturais em Escolas de Samba no Rio de Janeiro, nos Pampas e em Londres. Tese de Doutorado em Antropologia Social – PPGAS/UFRGS. Porto Alegre, 2016.
DUARTE, Ulisses Corrêa. O Carnaval Espetáculo no Sul do Brasil: uma etnografia da cultura carnavalesca nas construções das identidades e nas transformações da festa em Porto Alegre e Uruguaiana. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social – PPGAS/UFRGS. Porto Alegre, 2011.
FANTI, Daniel. Um Carnaval Antigo que a História Registrou. Jornal Hoje, Uruguaiana, publicado em 4 de julho de 2008.
FANTI, Daniel; FONTES, Carlos. Uruguaiana na Linguagem Plástica e Histórica. Santa Maria, RS: Editora Palloti, 2008.
GRÍMSON, Alejandro. Los Límites de La Cultura: crítica de las teorías de la identidad. Buenos Aires: Siglo Veinteuno Editores, 2011.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, Fronteiras, Híbridos: palavras-chave da antropologia transacional. Revista Mana. Rio de Janeiro: v.3, n.1, 1997. p.7-39.
LEOPOLDI, José Sávio. Escola de Samba, Ritual e Sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.
OLIVEN, Ruben. A Parte e o Todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
PEIRANO, Mariza. A Análise Antropológica de Rituais. In: PEIRANO, Mariza (org.). O Dito e o Feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará; UFRJ, 2002. p. 7-16.
PONT, Raul. Reminiscências de Velhos Carnavais. Jornal Ilustrado, Uruguaiana Publicado em 10 de fevereiro de 1978.
RISÉRIO, Antônio. A Cidade no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2012.
TURNER, Victor. O Processo Ritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974.
ZELIZER, Viviana. Circuits within Capitalism. In: NEE, Victor; SWEDBERG, Richard. The Economic Sociology of Capitalism. Princeton: Princeton University Press, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.