O Carnaval do Mindelo, Cabo Verde: reflexões sobre a festa e a cidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10435Resumo
Este artigo traz algumas reflexões sobre a relação entre o carnaval e a Cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente (Cabo Verde). Tal relação desenrola-se em um processo de influências mútuas, onde um age na constituição do outro, de modo dinâmico. Desenvolvo, especialmente, três pontos. Primeiro, numa perspectiva histórica, demonstro como o carnaval deve ser compreendido na sua vinculação à singularidade da formação social na Ilha de São Vicente. Em segundo lugar, trato das formas como o carnaval tem desafiado os limites internos à cidade, marcada pela coincidência de fronteiras entre bairros e estratos sociais. Por fim, abordo a questão da escala, apresentando o dilema vivido pelos habitantes de São Vicente, entre a pequenez da Ilha e o crescimento da sua festa maior, o carnaval.Downloads
Referências
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/ MinC/Funarte, 1995.
Prefácio. In: SANTOS, Nilton Silva dos. A arte do efêmero: carnavalescos e mediação cultural na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009, p. 9-12.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; GONÇALVES, Renata de Sá. Apresentação. In: CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; GONÇALVES, Renata de Sá (orgs.). Carnaval em Múltiplos Planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, p. 9-14.
CORREIA E SILVA, António Leão. Nos Tempos do Porto Grande do Mindelo. Praia: Centro Cultural Português, 2000.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DAUN E LORENA, Carmo. Ambivalências identitárias em Cabo Verde: da história à etnografia. Análise Social, n. 217, L (4º), p. 784-808, 2015.
FERREIRA, Felipe. Um carnaval à francesa: a construção da folia na cidade de Nice. In: CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; GONÇALVES, Renata de Sá (orgs.). Carnaval em Múltiplos Planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, p. 15-34.
FURTADO, Carmem Liliana Teixeira Barros. Múzikas e Ka Múzikas: a música nas economias criativas e na produção musical local em Cabo Verde. (Doutorado em Ciências Sociais). Universidade de Cabo Verde, 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA DE CABO VERDE. IVº Recenseamento Geral da População e Habitação – Censo 2010. Disponível em: http://www.ine.cv/censo/files/Resumo%20indicadores%20RGPH%202010.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2016.
RIBEIRO, Gustavo Lins. A Globalização Popular e o Sistema Mundial Não-hegemônico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 25, n. 74, p. 21-38, 2010.
RODRIGUES, Moacyr. O Carnaval do Mindelo. Formas de reinvenção da festa e da sociedade – representações mentais e materiais da cultura mindelense. Lousa: Gráfica Manuel Barbosa & Filhos, 2011.
SANSONE, Livio. Uso e Abuso do Afro do Brasil na África. In: BRAZ DIAS, Juliana; LOBO, Andréa de Souza (orgs.). África em Movimento. Brasília: ABA Publicações, 2012, p. 151-172.
VIEIRA FILHO, Raphael Rodrigues. Fragmentos e reminiscências dos dois lados do Atlântico: os mandingas de Mindelo e os Cãos de Jacobina. Revista África(s), vol. 2, n. 3, p. 41-58, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.