BLOCOS CARNAVALESCOS: CULTURAS POPULARES, CULTURAS HÍBRIDAS NO CARNAVAL DE RUA DO RIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10438Resumo
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre o Carnaval de Rua do Rio no século 21, especialmente diante do fenômeno da multiplicidade de agremiações e diversidade de formatos, matizes e intenções, e as disputas de significados e de representatividade em que se colocam os agentes envolvidos – blocos, associações e poder público –, que buscam ancorar-se em conceitos como “cultura popular” e “tradição” para justificar seus espaços de legitimidade. Para conduzir essa análise e demonstrar as dificuldades de conceituações nesses campos, é proposto um diálogo entre as ideias dos historiadores Marta Abreu, com uma análise de seu texto “Cultura Popular: um conceito e várias histórias”, e de Nestor Canclini, com seu livro “Culturas Híbridas”.Downloads
Referências
ABREU, M. Cultura Popular: um conceito e várias histórias. In: ABREU, M; SOIHET, R. (Org.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 83.-102.
BEI. Guia do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: BEI Comunicação, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Você disse popular? – Reproduzido em Revista Brasileira de Educação JAN/FEV/MAR/ABR – 1996 – No 1 – Pg. 16-26.
BOURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 327p.
CANCLINI, N. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
FRYDBERG, Marina Bay. Ó Abre Alas: Cultura e Economia através da Festa dos Blocos de Carnaval de Rua na Cidade do Rio de Janeiro. Artigo publicado no 38º Encontro Anual da Anpocs GT02 – Arte e Cultura nas Sociedades Contemporâneas.
HERSCHMANN, M. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no século 21. Intercom. São Paulo, v.36, n.2, p. 267-289, jul/dez. 2013.
______________; FERNANDES, C. Música nas Ruas do Rio de Janeiro. 2014. Rio de Janeiro: Intercom [E-book / recurso eletrônico].
SOIHET, R. A Subversão pelo Riso: estudos do carnaval carioca da Belle Époque ao tempo de Vargas. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.