Sambantropologia
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10439Resumo
O Presente artigo apresenta uma breve etnografia da ala de compositores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, relativizando o papel do pesquisador em relação à proximidade e características específicas com o campo das escolas de samba do Rio de Janeiro, propondo a "Sambantropologia" como um método de pesquisa particular e situacional.
Downloads
Referências
BARBIERI, Ricardo José de Oliveira. Sociabilidade e conflito em pequena escola de samba: o Acadêmicos do Dendê da Ilha do Governador. Dissertação de Mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A Ilusão Biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO,Janaína (orgs.). Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: Dos Bastidores ao Desfile. Rio de Janeiro: Funarte, 1995.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Conhecer, Desconhecendo: a Etnografia do Espiritismo e do Carnaval Carioca. In: KURSCHNIR, Karina; VELHO, Gilberto (orgs.). Pesquisas Urbanas: Desafios do Trabalho Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Drama Social: Notas Sobre um Tema de Victor Turner. Cadernos de Campo, São Paulo, n.16, 2007.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
DAMATTA, Roberto. O Oficio do Etnólogo ou Como ter Antropological Blues. In: OLIVEIRA, Edson de Oliveira. A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
DAMATTA, Roberto. O Que é o Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
ELIAS, Norbert; SCOTSON J. L. Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das Relações de Poder a Partir de uma Pequena Comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
FOOTE-WHITE, William. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
GONÇALVES, Renata Sá. Edison Carneiro e o Samba: Reflexões Sobre Folclore, Ciências Sociais e Preservação Cultural. Anuário Antropológico, 2012-I, 2013, p. 239-260.
JÚNIOR, Nilton. O que faz a velha guarda, Velha guarda? Dissertação de Mestrado. PPGSA/IFCS/UFRJ. Rio de Janeiro, 2008.
JÚNIOR, Nilton. O que faz a velha guarda, Velha Guarda? In: CAVALCANTI, Maria Laura V.C.; GONÇALVES, Renata Sá (orgs.). Carnaval em múltiplos planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. p. 309-338.
MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá - um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 1978.
NATAL, Vinícius. Os Caminhos da Memória no Batuque do Carnaval Carioca. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Popular. Rio de Janeiro, v. 7, n.2, 2010. p. 207-215.
NATAL, Vinícius. Samba, Cultura e Memória: Experiências de Departamentos Culturais em Escolas de Samba do Carnaval Carioca (1959-2011), monografia de licenciatura e bacharelado em história, Universidade Federal Fluminense. Niterói. RJ, 2011.
PASSOS, Pâmella S. Lan house na favela: cultura e práticas sociais em Acari e no Santa Marta. Tese de doutorado em História, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.
POLLACK, Michael. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5,nº 10, 1992.
POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, 1992.
POUBEL, Mayra Salgado. O Bairro e a Escola de Samba: Sociabilidade e Pertencimento. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.
RIO, João do. A Alma Encantadora das Ruas. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
RUFINO, Luiz. Histórias e saberes de jongueiros. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
SANTOS, Nilton. A arte do efêmero. Carnavalescos e mediação cultural no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.
SIMMEL, Georg. As Grandes Cidades e a Vida do Espírito. Mana, vol. 11 nº 2. Rio de Janeiro, 2005.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Codecri, 1979.
TURNER, Victor. Floresta dos símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Niterói: EdUFF, 2005 [1957].
TURNER, Victor. The Anthropology of performance. New York: PAJ Publications, 1987.
VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
VELHO, Gilberto. Observando o Familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira. A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina. “Urban Anthropology” Foreword. Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, v. 8, n.2. July to December. Brasília, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.